segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Geo ENEM - Questões comentadas

Só pra avisar a quem estiver interessado, disponibilizarei as questões de geografia elaboradas no ENEM desse ano, com comentários acerca dos mesmos.
Faço isso para meus alunos e alunas que não fizeram a prova, mas tem interesse futuro no exame.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Geo no ENEM - Tema de Redação explorado de forma inapropriada


Sobre o tema de redação do ENEM: movimento imigratório para o Brasil no século XXI, de carater geográfico, sem dúvida, mas dificilimo, pois se aportou em casos que ao meu ver, não são tão badalados pela mídia. Pelo menos, estes dos textos de apoio deixados na prova...
Deveria tratar de aspectos mais gerais ligados a imigração.
Os bolivianos, por exemplo, que por sua situação de miséria, buscam por vagas em setores depreciados, como texteis, serviços gerais, pequenos artesanatos, etc. dos haitianos no acre, eu sequer, tomei conhecimento. Não sou hipócrita de dizer que sabia e conhecia e blá blá blá.
Enfim, as afirmações feitas de se apontar que é um fluxo migratório, principalmente, no caso haitiano, no meu entender, ainda são muito cedo para serem taxados de fato. Existe muita água ainda para passar embaixo dessa ponte.
Ademais, qual foi a base do examinador em fazer tais afirmações? No ambito estritamente geográfico, imigração estará sempre associada a busca por melhores condições de vida para o imigrante e sua família, seja só pelo viés econômico, ou por perseguições políticos e religiosas, casos de catastrofes naturais, etc.
Toda movimentação tem como pano de fundo, um destes fatores, ou mais realista, a conjugação de alguns deles.
 OBS: Faltou destacar que nesse mapa, Quito foi arrebatado por alguma força terrível para a Colômbia. ERRO GRAVE. Quito é capital do Equador.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dicas para a realização do ENEM

Falta pouco mais de uma semana para a realização do ENEM, meio de acesso a inúmeros cursos de nível superior. Se a sua preparação até o momento foi adequada, não há com o que se preocupar.
Algumas dicas úteis para os candidatos e candidatas do exame:
- Não altere sua rotina. Mantenha-se firme. partir pra estudar desesperadamente, noites em claro, só aumentarão sua ansiedade e abalarão seu emocional. Aquele "frio na barriga" com a aproximação da prova é mais que normal, mas, saber contê-lo pra evitar o "branco" na hora da prova pelo nervosisimo é fundamental.
- Procure saber a rota, o caminho ideal até o seu local de prova. Se for de onibus, trem ou metro, faça uma simulação, veja o melhor caminho, as linhas, horários, etc. para chegar com antecedência no dia da prova. De carro, a mesma coisa. lembre-se que centenas de pessoas vão para o mesmo local. O transito, em média, fica caótico, gasta-se até uma hora além do tempo previsto em função do "rush".
- Não coma nada muito pesado na véspera da prova. Comidas leves, sucos ou agua são recomendados.
- Bebida e farra na noite anterior? Nem pensar. Boas noites de sono nessa semana são ideais para não estar estafado nem fisica, nem emocionalmente.
- Deixe seu material de prova arrumado na véspera. Evita-se correrias no dia da prova
- Por último, lembre-se sempre de se distrair, principalmente na véspera. um bom cinema, uma reunião com os amigos, um teatro, uma volta no parque, praça, enfim... qualquer coisa que sirva pra diminuir a tensão e a ansiedade.

pra quem quiser ler este artigo do guia do estudante, fala praticamente o que está neste post:
http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/como-se-preparar-vestibular-vesperas-prova-696506.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_guiadoestudante

Aos meus alunas/alunos que tentarão, boa sorte, concentração pois capacidade todos tem, o que falta muitas vezes é calma e atenção para se responder aos enunciados!
Sucesso e Força Sempre pra Vocês!

domingo, 21 de outubro de 2012

Comunicado de Agradecimento - Visita à Petropolis


Gostaria de agradecer de forma humilde:
► Aos professores fabio e marcelo (nossos agentes e tutores na visitação a petropolis);
► A ajuda e as ótimas companias das professoras Andrea Teodoro e Deborah Santos;
►Aos Mães que conosco foram ao passeio e...
PRINCIPALMENTE:
► Aos demais pais e mães que mesmo não podendo ir conosco, mas CONFIARAM no nosso empenho, responsabilidade e compromisso em oferecer aos seus filhos - NOSSOS ALUNOS - um dia de lazer, de diversão, de cultura e de conhecimento histórico e geográfico da cidade imperial PETROPOLIS.
Em nome do Centro Educacional 5 de Julho, Eu, Marcio Bezerra Silva deixo aqui meus sinceros agradecimentos por acreditarem e tornarem possível eu afirmar com convicção: Mais um evento da nossa escola de pleno sucesso!
Esse é o nosso maior prêmio!
Sucesso e Força Sempre Pra todos Vocês!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Uma Pequena Mensagem ao Dia dos Mestres


Mesmo já ultrapassada a data, não poderia deixar de agradecer as manifestações de carinho, respeito e consideração que recebi na minha humilde, e com certeza falha, mas, jamais omissa!!! função de professor.
O meu muito Obrigado a todos.
E, como jamais poderia deixar de mencionar...
A cada um dos meus professores, amigos e amigas desta função, não importando se já vivenciamos, estamos vivendo ou viveremos momentos divertidos ou tristes....
Se existe algo que vale a pena lutar, isso se chama educação, pois ele nos liberta das amarras mais fortes e insuportáveis para uma sociedade: a Ignorância.
Meus votos de um dia dos mestres renovados a cada um de vocês!!
Por um Brasil melhor...
Sucesso e Força a todos Vcs Sempre!!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Anúncios Sutis Como Elefantes (Por Marcelo Coelho)


Um Pequeno texto muito feliz nos "ideais" propostos pela brilhante sociedade ocidental - Nós - em essência - Muito mais preocupados em TER do que SER.

Não tenho boa memória para publicidade. E seria muito neurótico de minha parte ficar na frente da TV anotando o texto exato do anúncio só para comentar depois. Não sei se era de um banco, de um provedor de internet ou de companhia de telefônica.
Só sei que aparecia um tipo em trajes de banho, numa espreguiçadeira, curtindo sua piscininha. Ao lado, a namorada de maiô. O locutor começa: “Que tal se você mudasse de namorada... arranjasse uma mais simpática, mais bonita, mais interessante... etc.” E, num truque de computador, surge uma loiraça de biquíni contorcendo-se na frente do rapaz. Irresistível. Espetacular. O carinha se interessa. “Ah, não”, brinca o locutor. “Você não vai abandonar a sua namorada, não é?” Puf, a loira some e o rapaz volta à  situação de início. Que decepção. “Mas você pode”, festeja o locutor, “mudar de banco ou de seguradora! E a nossa empresa é tão espetacular quanto a loira desaparecida.”
Fico chocado. Não quero ser moralista demais. O escandaloso do anúncio não é que se faça o elogio do adultério. O que faz de pior é tratar a situação “normal” do personagem – muito feliz ali com a namorada, que nada tinha feito de errado – como sinal de perda, de fracasso, de burrice.
É como se o anúncio dissesse: meu poder é tão grande, as tentações que manipulo são tão poderosas, que eu sei e você sabe que o certo é largar tudo e ir correndo atrás delas. O seu desinteresse pelos meus serviços – sua fidelidade, seu amor pela namorada – são pura hipocrisia. Muito bem, estou dando uma chance a você de provar para mim que não é hipócrita: afogue sua namorada na piscina, delete-a da memória e assine aqui este contrato. A pessoa que está do seu lado, sabemos, é apenas uma fornecedora de serviços não muito satisfatória se comparada à loiraça que, agora, você teme perder.
A brutalidade desse anúncio de alguma forma se autodenuncia. Quanto mais vejo TV, mais dificuldade tenho em dissociar publicidade de prostituição. Mas o cliente poderia ao menos ter a ilusão de que gostam mesmo dele. Já estão me tirando isso. Penso em outro anúncio.
O pai aparece dirigindo, com a filha adolescente no banco de trás. Ela vai logo dizendo: “Pode parar, fico aqui mesmo, não precisa me levar até a porta”. A situação se repete com outro adolescente. Claro, pensamos, filhos dessa idade têm vergonha de serem vistos junto com os pais.
Mas não era isso. Um terceiro menino, de uns 11 anos, faz questão do contrário. Quer que o pai o deixe bem na porta do cinema, onde será visto pelos amigos. A câmera se afasta, e vemos a razão. É que o pai do menino tem um carro da marca X... e o garoto quer exibi-lo diante dos coleguinhas.
Conclusão do amável locutor (será o mesmo?): não é que seus filhos tenham vergonha de você. Eles têm vergonha é do seu carro.
Mas como o locutor sabe qual é o meu carro? A minha namorada tudo bem, ele e eu concordamos que é fraquinha, devendo ser dispensada sem aviso prévio.
Mas o meu carro?
A conclusão do anúncio, claro, é diversa daquela apresentada. Quando eu comprar o carro indicado, poderei levar meus filhos até a porta do cinema ou da festinha. Não é que meus filhos devam ter orgulho de mim: eles devem ter orgulho do meu carro.
Que valores, hein?
Num ambiente desses, dizer que Bush “defende” os “valores ocidentais” no Iraque – democracia, liberdade, direitos humanos – não soa muito convincente. Os verdadeiros valores ocidentais, por aqui, parecem ser outros.
Por falar em Ocidentes e em carros, cito um último anúncio, mais sutil. Vale como símbolo, sem dúvida autoconsciente, da comédia da globalização e do colapso das economias nacionais do Terceiro Mundo.
Estamos na índia ou no Paquistão, tanto faz. Um rapaz “étnico” tem um carrinho da década de 60, todo quadrado, não sei de que marca – alguma fábrica local já extinta. Pega o carro, bate contra um muro, amassa-o de todos os lados, e até convoca um elefante para sentar-se no capô. (Na Índia, há elefantes por toda parte, e talvez isso atrapalhe muito o trânsito. Por isso mesmo, quero um motor mais potente.)
Em todo o caso, o elefante fez um bom serviço. Ajuda a tornar o carro um pouco mais arredondado, do jeito que o indiano queria. Sim, pois o que nosso mísero nativo desejava era tornar seu carrinho o mais parecido possível com o novo modelo da marca Y, um prodígio do design arredondado. E eis agora o indiano na porta de uma boate, tentando fazer sucesso com a prensagem elefantina do seu velho modelo. Será que foi buscar o filho?
Mas eles continuam tendo filhos lá na Índia?
E continuam fazendo carros? Melhor importar logo um de fora. E também a loiraça.

(Marcelo Coelho. Folha de S. Paulo, 09/04/2003.) 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Nível de Instrução é ainda problema grave em Itaguaí e adjacências



Para uma cidade que deseja aproveitar as oportunidades de trabalho que a implantação do complexo portuário já oferece e ainda precisará de mais mão de obra qualificada está feia a coisa!!
vamos pensar no futuro meninada e correr atrás que as chances podem bater a porta e vocês estarão despreparados!!

Fonte: http://www.politicadeitaguai.com.br/2012/07/itaguai-109-mil-habitantes-mas-so-3792.html

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Aviso Importante aos Meus Alunos e Alunas do CE5J


A Partir deste bimestre e pelo tempo futuro que precisar, deixarei aqui registrado datas de testes, trabalhos e afins de cada turma. Servirá como consulta ao calendário de nossas atividades geográficas.
Meu Objetivo com isto será:
1) Manter vocês alunas e alunos informados;
2)  Evitar atrasos nas datas programadas para a entrega dos trabalhos;
3) Confirmar com muita antecedência datas de TESTES;
4)  ACABAR DE UMA VEZ POR TODAS com a maldita desculpa esfarrapada do: "Eu não sabia que tinha teste professor..."

Vamos ver se agora essa bagaça funciona!!!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Meu Dia de Spectroman - (by GraveHeart - Via Blog: O Programador e o Bushido)



Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E, apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as àguas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir?

Planeta: Terra. Cidade: Não lembro, uma perto de Campos do Jordão, interior de SP. Época: 2005, próximo do verão. Me encontro em um carro, indo com amigos até um churrasco no hotel-fazenda dos pais de uma das meninas do carro. Todos conhecidos da academia, em três carros diferentes. Eu, já tendo emagrecido uma porcentagem considerável, era conhecido muito mais pela minha timidez e humor estranho do que pelas minhas nerdices e maluquices afins. Afinal, até então eu quando muito havia aparecido para treinar com umas camisetas velhas com estampas de animes, uns comentários obscuros sobre algumas séries antigas, e olhe lá. Meu lado nerd ficava em casa, em meio a madrugadas jogando Lineage II ou lendo algum mangá.

E eis que paramos em uma floricultura, em meio às montanhas, para descansarmos e tirarmos umas fotos. Ainda de manhã, céu azul com poucas nuvens, fui andando até o fim da floricultura, até a cerca que me separava de um buraco enorme que mostrava uma planície gigantesca à minha frente. De lá, dava para ver outras montanhas bem ao fundo, além de estradas, vilarejos e outras marcas do homem.
E foi ali, naquele cenário, olhando para aquela imensidão e me sentindo um gigante, que fiz o que iria me marcar naquele grupo para sempre. Levantei o braço direito e gritei:

- DOMINANTES!
Um dos caras que estava mais próximo de mim abriu um sorriso e na hora emendou
- “Spectreman, prepara-te para transformação!”
- ÀS ORDENS! – Gritei, enquanto um casal mais velho que estava nos acompanhando chorava de rir e cantava a abertura brasileira da série

E o resto, inclusive as mulheres, ficou olhando pra gente sem entender nada. E, muito embora conversas de tokusatsus antigos e cenas de transformação tenham dominado o resto do dia, a partir daquele momento eu me tornei o esquisitão da turma da academia, aquele cara que “é até bonitinho, mas ainda lê gibizinho”. O que com certeza me fez perder muitas oportunidades com garotas dali.
Mas, se me perguntarem, valeu a pena. Se tem uma coisa que aprendi ao longo dos anos é que não tem nada mais chato que ser normal.

Publicado em história pra boi dormir


Como era dificil a vida de um super herói japa com orçamento reduzidissimo! hahahaha

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Valor do Tempo


Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorde com um saldo de R$ 86.400,00. Só que não é permitido transferir o saldo do dia para o dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha
conseguido gastá-lo durante o dia.

Todos nós somos cliente deste banco e esse banco se chama TEMPO. Todas as manhãs, é creditado para cada um 86.400 segundos. Todas as noites o saldo é debitado, como perda. Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte.

Todas as manhãs a sua conta é reinicializada, e todas as noites as sobras do dia se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário. Invista, então, no que for melhor, na saúde, felicidade e sucesso! O relógio está correndo. Faça o melhor para o seu dia-dia.

Para você perceber o valor de UM ANO, pergunte a um estudante que repetiu o ano.
Para você perceber o valor de UM MÊS, pergunte para uma mãe que teve o seu bebê prematuro.
Para você perceber o valor de UMA SEMANA, pergunte a um editor de um jornal semanal.
Para você perceber o valor de UMA HORA, pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrar.
Para você perceber o valor de UM MINUTO, pergunte a uma pessoa que perdeu um trem.
Para você perceber o valor de UM SEGUNDO, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.
Para você perceber o valor de UM MILISEGUNDO, pergunte a alguém que venceu a medalha de prata em uma Olimpíada.
Valorize cada momento que você tem! E valorize mais porque você deve dividir com alguém especial, especial suficiente para gastar o seu tempo junto com você. Lembre-se o tempo não espera por ninguém...

Ontem é história. O amanhã é um mistério. O hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de PRESENTE!


o tempo escorre pela nossas mãos e as vezes, nem nos damos conta disso!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Manual de Redação ENEM e demais Vestibulares - por Vivian Paixão


Olá pessoal.
O vídeo é longo, mas eu acredito ser um manual de redação. válido tanto para o que falta do ensino médio, como para os exames vestibulares.
Não deixe de assistir.
Fica a dica! bom feriadão e Expo - Itaguaí pra moçada da região!!



terça-feira, 3 de julho de 2012

Vlog Educação Geográfica - Despesa?



Tipo de anuncio - Bus-Door - que eu gostaria de ver espalhado em cada canto deste país.
Enquanto alimentarmos essa mentalidade bizarra que educação é despesa ficaremos estagnados.
Submersos no lodo da ignorância e na pobreza de toda sorte de acepções que essa palavra nos sugerir.
"Quem diz que a educação é despesa, é gasto, é estúpido demais para entender os prejuízos que a ignorância causa a todos nós".

domingo, 1 de julho de 2012

10% PIB na Educação - Sonhar Não Custa Nada ou Quase Nada!

Olha...
Como brasileiro já desisti.
Acreditar nessa falácia do 'Brasil é o país do futuro". Já me encheu a paciência.
Recebo essa boa noticia circulante nos meios de comunicação:


10% do PIB na Educação.


É pra comemorar. Sério. mas, como siou pessimista e desiludido com este país e seus administradores politiqueiros e descompromissados...
É esperar pra ver se o aumento substancial da verba não irá para o ralo da corrupção, do desvio e do desperdício como vimos na CPMF que era para a saúde, Os impostos do DETRAN e combustíveis que eram para as estradas, e outros exemplos.
Tomara que aconteça essa revolução na educação. para sairmos da pobreza material e mental para um abastado mundo rico de conhecimento, de bens materiais também - kkk - e de idéias que levem as pessoas ao bem estar.
Esta é a minha Meta. é a sua meta. Deverá ser a meta de cada um de nós!  

sábado, 30 de junho de 2012

A Terceirização da Educação

Assista esse vídeo do comentarista do SBT - Santa catarina - Luis Carlos Prates


De fato, esse tipo de pesquisa vem de encontro ao que converso com dezenas de colegas e amigos meus do magistério. A educação nesse modelo odioso da pedagogia do amor mostrou-se fracassada.
É tenso admitir, mas é a pura Verdade!
Nessa visão tacanha e absurda confundem o papel da escola. Nosso papel, nossa função enquanto professores é instruir. Sempre Instruir. Oferecer Conhecimento. Aos alunos, que por ventura, apresentem comportamentos estranhos, inadequados, somente a estes, devemos analisar com mais cuidado...
Por que?
Para a escola fazer o papel do pai e da mãe? Para a escola resolver problemas estruturais familiares? Para a escola fazer o papel de psicologa da criança? Para a escola fazer o papel de ente civil e judicial da criança e do adolescente?
NÃO! Iguaizinhos Estes, apesar de colocados como PRINCIPAIS, NÃO o são! Nossa função primordial é instruir. Insisto nisso, pois essa odiosa pedagogia pós moderna é a mesma que já sepultou nosso sistema educacional e agora o faz um simples zumbi. Formamos mortos vivos do conhecimento. Refletidos no analfabetismo funcional gritante, onde para quase tudo que tentamos transmitir, construir com nossos alunos, eles só conseguem repetir o que foi dito. "Iguaizinhos" a um Zumbi... Ehhuahuhauahuhahaaaaaaaaaa
Estes atributos são a nefasta terceirização da educação dos filhos - que é obrigação dos pais, a transmissão de valores morais que tem que vir de casa, das palavras mágicas que abrem portas e oportunidades: Com Licença; Bom Dia, Obrigado, Por favor...  
Para finalizar o que o comentarista fala no vídeo, enquanto reproduzirmos este modelo que sepulta a instrução, o conhecimento, o fazer pensar que deveria ser a base da escola, e é jogada ao 2°, 3° plano e enfatizarmos o professor como pai, psicologo, terapeuta, Marcia Goldsmith do pobre, Os casos de família do subúrbio, estaremos presos nesse jogo. Pais cobrem dos seus filhos. nós professores a muito fazemos a nossa parte. mesmo com tudo contra. Falta a colaboração dos senhores e senhoras!
meditem nisso!


domingo, 24 de junho de 2012

Gastar ou Investir?


É num post curto que deixo uma pequena reflexão aos senhores pais.
Normalmente, confundimos e usamos como sinônimos gastar e investir. Exemplos, temos aos montes. O governo diz: "Vou gastar 10% do PIB em educação?". "Gastar não sei quantos bilhões em saneamento". "Os Hospitais precisam gastar x trilhões para ficarem realmente equipados...".
Áreas que futuramente representam um ganho enorme quando se gastam nelas, não podem ser consideradas como gasto. Isso chama-se INVESTIMENTO!
O mesmo se aplica aos senhores pais e mães de nossos alunos. Quantas vezes os senhores não torraram rios de dinheiro, empreenderam sacrifícios enormes para comprar aquele fichário da hellokit; o caderno do homem aranha, a mochila superfaturada do Ben 10; as canetinhas cheirosas da moranguinho, as folhas da Pukka, etc. E reclamam do valor de um Livro. Da mensalidade. De um passeio cultural que o colégio promove.



Essa imagem de um grande escritor brasileiro resume bem a distorção que temos. Pensem nisso pais dos meus/minhas alunos/as. Pensem com carinho.
Obrigado pela Atenção.

sábado, 23 de junho de 2012

Lista de Exercícios 6a Serie 2 BIM



01 Muito se discute sobre a ocupação primitiva do continente americano. Descreva a teoria cientifica mais aceita para explicar tal fato.
R: Que a aproximadamente 16 mil anos atrás, pela via de comunicação no extremo norte da América do Norte, estreito de Bering – os povos asiáticos começaram a povoar nosso continente.

02. Explique com suas palavras como viviam os índios antes da chegada dos colonizadores e como ficaram após essa chagada.
R: Eram organizados em tribos e aldeias, vida comunitária onde as funções eram divididas por sexo, com seus cultos a entidades naturais e uso local pouco impactante da natureza. Após a chegada dos colonizadores foram forçados a se adaptar a nova cultura do homem branco – o capitalismo, catequização e recrutado para trabalhos nas plantations.

03. Defina as seguintes expressões: “Cunhadismo” e etnia ou raça mameluca.
R: Mameluco – etnia brasileira resultante da mistura entre o branco europeu e os indígenas.
Cunhadismo - pratica indígena de aceitar casamentos com pessoas estrangeiras ou fora do núcleo social da tribo.

04. Destaque a as atividades econômicas adotadas pela coroa portuguesa na exploração de sua colônia brasileira no século XVI.
R: De 1500 até 1530 não ocorreu ocupação de fato – instalaram-se protetorados, portos no litoral para se extrair pau Brasil – madeira grossa e donde se tira um corante vermelho para se tingir tecidos. Depois de 1530, aí sim houve ocupação efetiva, com a divisão em capitanias e inicio das monoculturas voltadas a exportação da cana de açúcar.

09. A demarcação de terras indígenas foi garantida em constituição no ano de 1988. Aponte alguns motivos que justifiquem a necessidade de criar reservas legais para demarcar as áreas de ocupação das diferentes tribos indígenas atuais do Brasil.
Além da preservação do modo de vida, garantir a cultura da tribo, sua subsistência, evitar novas grilagens, etc.

05. Qual o nome da Instituição criada para responder e atender as questões e problemas dos indígenas em todo o território nacional?     R: FUNAI

07. Quando os portugueses ocuparam o Brasil a partir de 1500, eles não se fixaram de imediato no nosso território. Até por volta de 1530, à forma de exploração econômica que eles adotaram foi:
a) Instalar estaleiros no país para construir naus e caravelas para serem vendidas na Europa.
b) Começaram de fato a plantar cana de açúcar para exportar aos mercados europeus
c) Extrair uma árvore chamada de pau Brasil visando obter um corante vermelho para tingir roupas e madeira para lenha
d) Oferecer viagens de turismo a população de alto poder aquisitivo na Europa, cujo objetivo seria conhecer as belezas naturais do Brasil e seus belos e belas habitantes, os índios e índias.
e) Todas as afirmativas anteriores estão erradas

08. “A mão de obra ___________e ___________, usada pelos colonizadores portugueses para o cultivo de ________________ no Brasil era vantajoso pelo seguinte motivo: ____________________________”.
Marque a alternativa que completa as lacunas desse texto de forma coerente e correta.
a) Livre – Indígena – Laranja – as plantações rendiam muitos lucros aos senhores de engenho e garantia o bem estar do trabalhador.
b) Assalariada – Negra – Café – as plantações rendiam lucros aos senhores de engenho e garantiam a escravidão do trabalhador negro.
c) Escrava – Indígena – Cana de açúcar – o tráfico negreiro representava altos lucros para os integrantes do setor, os próprios colonizadores.
d) Escrava – Negra – Cana de açúcar – o tráfico negreiro representava altos lucros para os integrantes do setor, os próprios colonizadores.

10. Que condição geográfica interferia nos hábitos alimentares de portugueses, em Portugal e no Brasil?
a) O excesso de calor e de chuva
b) As condições climáticas diferentes
c) A falta de um bom azeite e vinho originais de Portugal
d) O excesso de Estupros e assassinatos praticados contra os índios, causando náuseas e depressão e reduzindo o apetite.
e) O frio excessivo que causa desconforto para se alimentar.

gabarito:
08. d
10, b


Lista de Exercícios da MEF e TEF 8 – 7ª Série


Lista de Exercícios da MEF e TEF 8 – 7ª Série

01 - Na América Central habitavam originalmente os povos pré-colombianos denominados:
a) Os Maias
b) Os Astecas
c) Os Incas
d) Os Petecas

02 - Nos altiplanos dos Andes (Peru, Bolívia e Chile) Habitavam os seguintes povos Pré-Colombianos:
a) Os Maias
b) Os Astecas
c) Os Incas
d) Os Petecas

03 - Viviam no Vale do México os seguintes Povos Pré-Colombianos:
a) Os Maias
b) Os Astecas
c) Os Incas
d) Os Petecas

04 - Qual a teoria mais aceita para explicar a ocupação Primitiva do continente Americano?
Que entre 25 e 16 mil anos atrás, pela via de comunicação no extremo norte da América do Norte, povos asiáticos começaram a povoar nosso continente. Aproximadamente aos 11 mil anos chegaram à America do sul.  

05 - Estabeleça a diferença entre colonização de exploração e de Povoamento:
Colonização de Exploração: Baseado na ocupação do território para a extração de riquezas, seja pelas monoculturas de exportação (cana, café, frutas...) seja pela retirada de metais preciosos (ouro, prata...)
Colonização de Povoamento: Ocupação do território para se reconstruir o modo de vida, objetivo é fundar uma nova pátria.

06 - As indústrias de alta tecnologia, como informática e eletrônica e comunicações se concentram em qual porção dos EUA?
a) Na Porção Sul
b) Na Porção leste - Nordeste
c) Na Porção Oeste
d) No Vale do México

07 - Descreva brevemente as características dos seguintes cinturões industriais:
a) Da porção Sul do EUA:
Nova região industrial, expansão por volta da década de 1950-1960, baseado no setor aeroespacial e petroquímico, pois estão próximas as jazidas de petróleo do golfo do México.
b) Da porção leste – Nordeste:
Região industrial mais antiga estadunidense, com os setores industriais mais arcaicos e de baixa tecnologia. Área decadente, mas que ainda apresenta relevância na economia do país.

08 - Diferencie a America Anglo-saxônica da America Latina:
Anglo-Sax: Representados pelas áreas de ocupação de povoamento, os EUA e o Canadá.
A. Latina: Representadas pelas áreas de ocupação de exploração. Abrange do México até a Terra do Fogo.

09 - Subdesenvolvimento pode ser associado à:
a) Alto nível de Renda e ótimos níveis de vida
b) Pobreza e Desigualdade social 
c) Riqueza e Desigualdade social

10 - A Urbanização da América Latina é muito intensa. Mais de 75% do Subcontinente sofrem problemas crônicos nas cidades. Cite-os.
Pobreza crônica, mendicância, subemprego, falta de moradia, poluição do ar, contaminação da água, falta de saneamento, etc.

11 – Os EUA expandiram seu território de que forma?
Anexando territórios por compra ou por guerras.

Gabaritos:
1 - a
2 - c 
3 - b

6 - c

9 - b

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vão Trabalhar Bando de Inúteis! Pela liberdade de Expressão

Sinceramente, no Brasil as coisas acontecem ao avesso. Parece que aqui vivemos numa polaridade invertida. O certo é errado e o errado é creto. Antes que me acusem de transtornado mental, acompanhe comigo:

Os deputados estaduais ou federais, vereadores e outros cargos políticos são eleitos, por nós, para representar nossos interesses, certo?

Eles, por serem nossos empregados, PAGOS com o suor de 5 MESES de trabalho que são devorados pelo monstro do imposto, devem sempre zelar e pensar na satisfação das vontades das maiorias, correto?

Nossos nobres representantes, enfim devem fazer, fiscalizar e executar leis e ações que beneficiem a sociedade e primem pela integridade, sobrevivência digna e uma vida próspera e digna aos trabalhadores, as famílias que totalizam quase 200 milhões de pessoas viventes aqui, no pátrio solo Brasil. Certo?

Bom, errado...
Temos uma representação política que nada faz para beneficiar os trabalhadores brasileiros. Nosso salário é medíocre. Educação, Saúde, Segurança, Moradia, Saneamento, Questão Ambiental.... Piadas. Quase nada funciona nessa bagaça. 
E para completar a festa, os políticos que já não trabalham tanto, só de terça de tarde a quinta de manhã, agora, aproveitando a imunidade parlamentar, que é absurdo diga-se de passagem, resolveram processar e impor mordaça nas vozes de pessoas que querem falar, denunciar. 

No momento temos a queda de braço da deputada Cidinha Campos - PDT - contra os vogueiros Ricardo Gama e Daniel Fraga. O Caso do Ricardo Gama é mais sério, pois ele sofreu atentado e escapou. Pode ser que num próximo... Bom, tomara que Não! 
Assista esse Vídeo. Recomendo!!




O vlogueiro Wendel Marinho apresenta de forma lúcida e bem direta a nossa importância para deter essa sensação de super poderes no Brasil.


No Brasil é tudo assim distorcido. Os políticos que não querem mais suas vidas devassadas pelas lentes da divulgação de suas tramóias apelaram pra ultimo recurso. mordaça. silenciar. Não podemos deixar passar batido. Mande um e-mail. perturbe o político q você elegeu cobrando uma posição firme do caso.
Exerça sua cidadania. Contamos com Você.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

GABARITOS: Para o 1° e 2° Ano Ensino Médio

Olá pessoal.
Disponibilizo aqui para download os gabaritos da folhinha que corrigiríamos em sala. Peço desculpas pela minha doença ter me destruído esta semana. Qualquer dúvida me procurem na escola que atenderei vocês!

1° ANO: Link
http://www.4shared.com/office/0Pmw3MAx/Folhinha_Exercicios__1_ANO_2_B.html?

2° ANO: Link
http://www.4shared.com/office/Ur3THHWb/Folhinha_Exercicios__2_ANO_2_B.html?


Repensando a Educação - Mudando Paradigmas

Esse pequeno post vem como sugestão de um aluno meu - Heron Felipe - Que me pediu para assistir este vídeo onde temos uma boa critica ao atual sistema educacional criado para uma outra época...


                    Confira:

Desde o meu tempo de faculdade que bato nesta tecla de mudança na estrutura do currículo, na mentalidade do sistema educacional, desse modelo falido para nós professores e vocês alunos! Pensamento divergente, a teoria é muito boa, falta vontade política de pensar como por em pratica! Legal! acho que todos na sociedade deveriam assistir para deixar sugestões de como por essa ideia em prática!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Discurso Falso da Sustentabilidade Rio 92; Rio +20


Nada mais irritante que ver a nossa cidade ganhar três dias de folga, de falta de produção e de resolução de problemas por esses encontros contraditórios embasados na sustentabilidade.

Pode parecer coisa de velho ranzinza, quase uma esquizofrenia. É estranho você, eu e mais bilhões de pessoas termos assistidos as discussões da conferencia realizados na Rio 92 e ver que quase nada foi feito ou praticado para se melhorar o meio ambiente.

A desculpa, o problema, o impasse residem sempre na mesma questão: "Quem vai pagar a conta do desenvolvimento sustentável?"

Na primeira versão do encontro, a vinte anos atrás, ela quisera ser jogada nas costas dos países centrais, os desenvolvidos do mote capitalista. Metas de redução para a poluição das águas, do ar, no desenvolvimento de fontes de energia mais limpas e renováveis. Ampliação do Mundo verde, isto é, da venda e difusão de filosofias e produtos ecológicos. Virou um Filão para se arranjar dinheiro.

No Encontro Atual Rio +20, discutem-se as mesmas coisas. Ah, esqueci de falar que pobreza, desigualdade social, educação foram invocados também. Tanto nesse encontro quanto no outro, o anterior, vemos o replay destas discussões.

A sustentabilidade me irrita pois, em sua intenção, é muito bonito, prazeroso, ESSENCIAL para a sobrevivência da biosfera e para a manutenção da sociedade humana e de sua forma de vida. Mas, tanto politicamente quanto economicamente, não passa de discurso vazio. Tentam vender a todos nós a preocupação com o ambiente planetário.

Falácia. Por várias razões: uma é que mesmo dispondo de outras fontes de energia limpas ou menos poluidoras, os investimentos nelas são pífios. Ainda são caras demais. 
Outra, existem implicações na produção de biocombustíveis que podem afetar bem mais o ambiente e a sociedade que se imagina. Além disso, temos o fato que o sistema capitalista por si só é insustentável. o modelo econômico que desejam a todos os viventes, de consumir, de "ter" para poder "ser", não é factível. Precisaríamos de mais planetas para garantir os recursos e os dejetos vindos dessa situação.
Ainda podemos citar que falta vontade política em fazer acontecer, em fiscalizar, em governar e elaborar políticas que atentem para o bem comum da população em geral, não de segmentos sociais curtos e abastados. Tanto no ambiental quanto no social. Para exemplificar é só nos atermos a questão do lixo, da moradia, dos deslizamentos e poluição dos rios, saneamento....

Enfim, o que me irrita de fato é ver reportagens e mais reportagens destacando mais uma vez a ineficácia deste tipo de encontro. Serve como panfletagem. Apenas isso. melhorar nossa vida social ou ambiental que é bom....

Esperem o Rio + 40...

terça-feira, 19 de junho de 2012

Brincando com o Nosso Dinheiro


Sempre fui rigorosamente contra a realização de copa do mundo e olimpíadas por entender que temos outra necessidades que poderiam ser atendidas com a grana destes eventos caça - niqueis e promotoras de egos de políticos e da classe abastada!! 


Concordo integralmente com as afirmações feitas pelo jornalista do SBT Catarinense - Luiz Carlos Prates!! Assista o vídeo, vale a pena! compartilhem se quiser!!




segunda-feira, 18 de junho de 2012

2° Cafe Geográfico Literário - Comentários


Ainda Não Decidi Notas com a Adilaine Emanuelle Santos, mais prof.a Conceição.
Mas...
Gostaria de Deixar aqui registrado que nós três - os organizadores do projeto somados ao prof. Bruno e Janaína e a nossa coordenadora Suzana; (OBS: Na verdade, a Didi é a líder, Conceição e Eu só ajudamos a bagaça a fluir rsrsrsrs);

Ficamos Satisfeitos com a Maior Parte dos Trabalhos Apresentados.
Em Muitos grupos q avaliamos, ficamos surpresos POSITIVAMENTE! Esperávamos trabalhos abaixo do q foi feito. E Na minha ótica é motivo de orgulho pra Vocês!

Parabéns pelo sucesso do Evento que vocês proporcionaram!
As Notas deverão ter alguns descontos por detalhes, mas repito, EM MAIORIA, foram muito legais! Bons de ver, assistir, cantar, dançar, declamar e explicar!!

Sucesso e Força Sempre pra vocês.
prof. Marcio Bezerra Silva - Geografia.

domingo, 10 de junho de 2012

Olá pessoal!
Estamos na semana do projeto: 2° Cafe Geográfico - Literário - 2012
A ideia é promover uma manhã de estudos geográficos do RJ e da Bahia somados as declamações e encenações literárias. Destacando este ano o centenário de Jorge Amado. Tudo isso confraternizando num bom café da manhã típico destes estados.
Na sexta feira, 15 de junho contamos com vocês!