sábado, 23 de junho de 2012

Lista de Exercícios 6a Serie 2 BIM



01 Muito se discute sobre a ocupação primitiva do continente americano. Descreva a teoria cientifica mais aceita para explicar tal fato.
R: Que a aproximadamente 16 mil anos atrás, pela via de comunicação no extremo norte da América do Norte, estreito de Bering – os povos asiáticos começaram a povoar nosso continente.

02. Explique com suas palavras como viviam os índios antes da chegada dos colonizadores e como ficaram após essa chagada.
R: Eram organizados em tribos e aldeias, vida comunitária onde as funções eram divididas por sexo, com seus cultos a entidades naturais e uso local pouco impactante da natureza. Após a chegada dos colonizadores foram forçados a se adaptar a nova cultura do homem branco – o capitalismo, catequização e recrutado para trabalhos nas plantations.

03. Defina as seguintes expressões: “Cunhadismo” e etnia ou raça mameluca.
R: Mameluco – etnia brasileira resultante da mistura entre o branco europeu e os indígenas.
Cunhadismo - pratica indígena de aceitar casamentos com pessoas estrangeiras ou fora do núcleo social da tribo.

04. Destaque a as atividades econômicas adotadas pela coroa portuguesa na exploração de sua colônia brasileira no século XVI.
R: De 1500 até 1530 não ocorreu ocupação de fato – instalaram-se protetorados, portos no litoral para se extrair pau Brasil – madeira grossa e donde se tira um corante vermelho para se tingir tecidos. Depois de 1530, aí sim houve ocupação efetiva, com a divisão em capitanias e inicio das monoculturas voltadas a exportação da cana de açúcar.

09. A demarcação de terras indígenas foi garantida em constituição no ano de 1988. Aponte alguns motivos que justifiquem a necessidade de criar reservas legais para demarcar as áreas de ocupação das diferentes tribos indígenas atuais do Brasil.
Além da preservação do modo de vida, garantir a cultura da tribo, sua subsistência, evitar novas grilagens, etc.

05. Qual o nome da Instituição criada para responder e atender as questões e problemas dos indígenas em todo o território nacional?     R: FUNAI

07. Quando os portugueses ocuparam o Brasil a partir de 1500, eles não se fixaram de imediato no nosso território. Até por volta de 1530, à forma de exploração econômica que eles adotaram foi:
a) Instalar estaleiros no país para construir naus e caravelas para serem vendidas na Europa.
b) Começaram de fato a plantar cana de açúcar para exportar aos mercados europeus
c) Extrair uma árvore chamada de pau Brasil visando obter um corante vermelho para tingir roupas e madeira para lenha
d) Oferecer viagens de turismo a população de alto poder aquisitivo na Europa, cujo objetivo seria conhecer as belezas naturais do Brasil e seus belos e belas habitantes, os índios e índias.
e) Todas as afirmativas anteriores estão erradas

08. “A mão de obra ___________e ___________, usada pelos colonizadores portugueses para o cultivo de ________________ no Brasil era vantajoso pelo seguinte motivo: ____________________________”.
Marque a alternativa que completa as lacunas desse texto de forma coerente e correta.
a) Livre – Indígena – Laranja – as plantações rendiam muitos lucros aos senhores de engenho e garantia o bem estar do trabalhador.
b) Assalariada – Negra – Café – as plantações rendiam lucros aos senhores de engenho e garantiam a escravidão do trabalhador negro.
c) Escrava – Indígena – Cana de açúcar – o tráfico negreiro representava altos lucros para os integrantes do setor, os próprios colonizadores.
d) Escrava – Negra – Cana de açúcar – o tráfico negreiro representava altos lucros para os integrantes do setor, os próprios colonizadores.

10. Que condição geográfica interferia nos hábitos alimentares de portugueses, em Portugal e no Brasil?
a) O excesso de calor e de chuva
b) As condições climáticas diferentes
c) A falta de um bom azeite e vinho originais de Portugal
d) O excesso de Estupros e assassinatos praticados contra os índios, causando náuseas e depressão e reduzindo o apetite.
e) O frio excessivo que causa desconforto para se alimentar.

gabarito:
08. d
10, b


Nenhum comentário: