quarta-feira, 4 de agosto de 2010

8ª SÉRIES - A Europa Oriental mostra a falência do Stalinismo e não do Socialismo - Por Ernesto Mandel

O que está em crise na Europa oriental e na URSS não é o socialismo, que não existiu nunca aí. Não podemos declarar a extinção de uma empresa não existente.
O que está se desagregando é a "economia de comando", estreitamente ligada ao "Estado de comando", isto é, ao despotismo, à ditadura burocrática.
Os marxistas revolucionários descobriram que nunca houve "socialismo realmente existente" no Leste Europeu. Os mais exaltados vêm afirmando isso há várias décadas e ficam evidentemente satisfeitos quando muitos russos – ex-soviéticos - proclamam hoje que: "stalinismo e socialismo são incompatíveis; onde há stalinismo, não há socialismo; onde houver socialismo, não haverá stalinismo".


Em matéria de organização econômica, o problema é muito concreto.

O planejamento socialista é um esforço de desenvolvimento proporcional de todos os ramos da economia, de acordo com prioridades conscientemente determinadas. Ora, a burocracia soviética escolheu desde 1929 o caminho de desenvolvimento desproporcional. Seus abortos na Europa oriental seguiram no mesmo caminho.

As despesas atuais no setor de comércio, transportes, armazéns, consertos etc., constituem menos de 15% da renda nacional, enquanto os países capitalistas desenvolvidos consagram a elas 30% dos seus recursos ou mais. Resultado: em muitas cidades soviéticas, há uma loja de alimentação para vinte mil habitantes; isso torna as filas inevitáveis. Há perdas enormes o desperdício. A Ex-URSS produzia batatas em abundância. Mas 75% dessas batatas não chegavam ao consumidor normal. Resultado: há uma "economia paralela" amplamente difundida, com preços duplos ou triplos em relação aos preços oficiais e trocas de vantagens não menos difundidas. Nessas condições, os burocratas e mesmo os empregados da distribuição têm interesse em se manter e organizar a escassez. Podemos dizer até que quanto mais mercadorias chegam às lojas, menos são vendidas aos consumidores aos preços oficiais.



Tudo isso não é manifestamente resultado do planejamento "em si". É resultado de um planejamento pela burocracia, em proveito da burocracia. Podemos dizer até mesmo que é o resultado da falta verdadeira de planejamento.

Pois o verdadeiro planejamento socialista exige:

a) As massas populares determinarem o que é prioridade;
b) Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho;
c) O que de fato é importante para produzir na vida econômica da nação.


Enfim, a livre escolha das prioridades pelas massas populares, a igualdade e a justiça social. São ideais comuns aos socialistas revolucionários e aos cristãos sinceros.

Aliás, temos de ter muita prudência com a fórmula de "falência" para a economia de países como a República Democrática Alemã – a EX- Alemanha Oriental, a extinta Tchecoslováquia ou a ex-União Soviética.

Os que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos. Se há milhões de socialistas e de comunistas e centenas de milhões de sindicalistas, em todos os continentes, não é em função do que deu ou não certo na URSS, na China, na Europa oriental ou na Suécia. É porque a sociedade capitalista implica males insuportáveis, no nível do estômago, do coração ou do espírito. Os socialistas são produto do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do econômico”, seja a do stalinismo soviético ou a da social-democracia.

Enquanto o capitalismo subsistir, com suas contradições, suas crises e suas injustiças insuperáveis, haverá milhões de socialistas. A depressão econômica e social atualmente em curso, que agravou a miséria do Terceiro Mundo de modo desumano, estimula o desenvolvimento do socialismo em países como o Brasil. A recessão que se anuncia o estimulará do mesmo modo nas metrópoles imperialistas.

Quem pode acreditar que espíritos lúcidos e corações generosos não continuarão a se rebelar contra o fato de que todos os anos dezesseis milhões de crianças morrem de fome ou de doenças curáveis nos países do Terceiro Mundo? Isso mata tanta gente a cada cinco anos quanto durante toda a Segunda Guerra Mundial, incluindo Auschwitz e Hiroshima: a cada cinco anos uma guerra mundial contra as crianças...

Sem nenhuma dúvida, o desenvolvimento do movimento socialista e, sobretudo de sua ala revolucionária é freado hoje pelo fato de que, após a falência do stalinismo e o fracasso do reformismo, as massas não vêem soluções alternativas globais ao capitalismo "democrático". Tendem então a lutar essencialmente por objetivos imediatos.

 a última foto retrata no local a queda do muro de berlim, onde milhares de alemães derrubaram e finalizaram aquilo q ficou conhecido como o muro da vergonha!

88 comentários:

Prof. Marcio Bezerra disse...

Olá meus estimados alunos e alunas!

Este post é para explicações de dúvidas de como postar pra quem não está acostumado!!

1 - Você verá essa janela depois de clicar no comentário.

2 - Se você tiver uma conta no google poderá usar esse nome, desde que ele lhe identifique, MAS não impede que você coloque número e Turma, pois, não sou adivinho meus amados e amadas!

3 - O mais prático é você clicar no 3º item da Identidade - Nome/URL
já resolve de uma vez só seu nome, turma e Nº!!
Coloque então seu nome, número e turma e deixe o URL (link da sua página web em braco - ele é opcional!)

4 - Depois q vc postar a resposta, seu comentário não aparecerá, pois cada resposta é MODERADA, isto é, só aparece se eu ler e aprovar.
Por isso, tenha paciência, e volte ao blog no outro dia pra ver se o seu comentário PASSOU!!

5 - BOA ATIVIDADE para vocês e que isto sirva como alguma forma de aprendizado ou informação para cada um de vocês!
Abraços pro meninos e bjs nas meninas!
Sucesso e Força Sempre Pra Vcs!

Anônimo disse...

UDSON OLIVEIRA MARTINS DE ARAUJO
TURMA: MEF9A, Nº: 27

1ºI) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

RESPOSTA: Filas grandes ocorrian por que para cada 20mil pessoas existia apenas 1loja de alimentação.

2ºII) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

RESPOSTA:O autor diz que o que esta ocorrendo é a crise da "economia de comando" e por que nunca houve "Socialismo realmente existene".

3ºIII) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

RESPOSTA: Um deles ja é exercido no Brasil: Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho; isso quer dizer que: quando a assembléia na câmara dos deputados senadores e outros, para pode se aprovar uma lei que alguem quer constituir.

Prof. Marcio Bezerra disse...

o seu comentário eu aprovei Udson, mas há uma ressalva nele. o item II está bem incompleto.
Nota = 1,7 pontos.

Taynna ._. disse...

' PERGUNTAS E RESPOSTAS :]

Pergunta :

I)EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS, PORQUE OCORRIA FILAS E FALTAS DE PRODUTOS NO DIA A DIA DOS PAÍSES SOCIALISTAS ?

Resposta: Ocorria filas e faltas de produtos, porque para cada cidade havia uma loja de alimentação para vinte mil habitantes .

Pergunta :

II)SEGUNDO O AUTOR, POR QUE NÃO É CORRETO SE FALAR EM " FALÊNCIA DO SOCIALISMO",?

Resposta:

Por que para o autor os que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos. Os socialistas são produto do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do econômico”, seja a do stalinismo soviético ou a da social-democracia.

Pergunta:

III)O AUTOR CITA 3 EXIGÊNCIAS DO VERDADEIRO PLANEJAMENTO SOCIALISTA. SERÁ QUE ALGUNS DELES PODEM SER APLICADOS NO BRASIL ? OU JÁ SÃO ? JUSTIFIQUE COM SUAS PALAVRAS.

Resposta:

"Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho" JÁ É EXERCIDA NO BRASIL .

Prof. Marcio Bezerra disse...

TAYNNA - Seu comentário foi aprovado mas, com uma ressalva - o Item 3 poderia ser melhor desenvolvido, pois o q vc fez foi reescrever sem justificar!!
NOTA: 1,8 Pontos

Prof. Marcio Bezerra disse...

KARINA - Eu recusei seu comentário!!!

Porque?
Este ficou muito abaixo de um mínimo aceitável. Para não lhe dar uma nota muito baixa, eu prefiro q você tente melhorar e postar um novo comentário!

Sei q vc ficará chateada, mas é pra não "te detonar" na nota!!
Estarei esperando sua nova postagem!

Anônimo disse...

Jeanny Paiva Nº 14 -MEF9A

I )Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
R :Pois havia apenas uma loja de alimentação para cada 20 mil pessoas

II)Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
R: Segundo o autor, não é correto se falar em “Falência do Socialismo,porque os socialistas são como produtos do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do econômico”, seja a do stalinismo soviético ou a da social-democracia.

III)o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
R: As massas populares determinarem o que é prioridade, seria bom para o Brasil, assim sendo iria ser a opnião das pessoas e iria evitar discursões entre as pessoas.

Prof. Marcio Bezerra disse...

JEANNY PAIVA - MEF 9A
Sua postagem foi aprovada com uma ressalva - O item III não é que está errada a sua opinião. Vc poderia apenas ter desenvolvido melhor a idéia. só isso. a postagem em si está boa!
NOTA - 1,9

Anônimo disse...

Nome: Heron Felipe Coutinho Guerra Corrêa
Turma: MEF9B ; Nº: 13




I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

Resposta: Por que as despesas nos setores de comércio, transporte, consertos etc... Constituem menos de 15% da renda nacional enquanto em países capitalistas desenvolvidos investem 30% dos seus recursos ou mais. O resultado é poucas lojas de alimentação cerca de 1 para 20 mil habitantes, por isso a existência de grandes filas...

II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

Resposta: Segundo o autor o que está se desagregando é a "Economia de Comando" ligada ao "Estado de Comando", isso é, a ditadura imposta ao povo...
De acordo com Ernesto Mandel, os marxistas revolucionários descobriram que nunca ouve o "socialismo realmente existente" no Leste Europeu.


III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

Resposta:
"Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho"
Já são aplicadas no Brasil.▲
Se isso fosse melhor aplicado o brasil seria melhor =D

Caroline Farias disse...

ALUNA: CAROLINE FARIAS MEF9B Nº04

I)Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
Resposta: porque havia em muitas cidades sovieticas,havia uma loja de alimentação para 20 mil habitantes.
II)Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
Resposta: segundo o autor os que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos. É porque a sociedade capitalista implica males insuportáveis, no nível do estômago, do coração ou do espírito. Os socialistas são produto do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do econômico”, seja a do stalinismo soviético ou a da social-democracia.
III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
Resposta: já é aplicada no brasil a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho; ou seja , as autoridades debatem suas ideias e recebem opiniões para melhorar o desenvolvimento do projeto .

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Carla Thamara N° 7 Mef 9A

1)Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
R:As filas ocorriam porque so havia uma loja de alimentaçao para 20 mil habitantes

2)Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
R:Porque os que falam do socialismo nao compreendem nada do aconteceu nos ultimos 150 anos e porque Os socialistas são produto do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do econômico”, seja a do stalinismo soviético ou a da social-democracia.

3)o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
R:Bom jáe aplicado aqui no brasil Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho, e as massas populares oque é prioridade seria bom pois assim as pessoas nos no caso determinariamos oque e melhor pra gente. ♥

Anônimo disse...

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
por que só tinha uma loja de alimentação para vinte e mil habitantes, tornando as filas inevitavéis.
II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".? Por que o socialismo são produto do Capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer 'gestação alternativa do economico', seja a do stalismo sovietico ou da democracia.

III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

c) O que de fato é importante para produzir na vida econômica da nação. pois deveriam inevestir em algo que ajude as pessoas carentes a consegui dinheiro para se estabelecer, e aumentar a economia do pais, abrindo empressas e etc.


Nome: Carla Mayara da s. p. Nº 6
Turma: Mef 9º A.
Não recusar, Haha.

Prof. Marcio Bezerra disse...

HERON MEF 9B
Sua postagem foi aprovada com uma ressalva. No item III da resposta vc poderia desenvolver bem melhor a idéia!
NOTA = 1,8


CAROLINE FARIAS MEF 9B
Sua postagem foi aprovada com uma ressalva. No item III da resposta vc poderia desenvolver bem melhor a idéia!
NOTA = 1,9

Prof. Marcio Bezerra disse...

BRUNO MENEZES

Eu RECUSEI seu COMENTÁRIO!!!

Porque?
Este ficou muito abaixo de um mínimo aceitável. Para não lhe dar uma nota muito baixa, eu prefiro q você tente melhorar e postar um novo comentário!

Sei q vc ficará chateado, mas é pra não "te detonar" na nota!!
Estarei esperando sua nova postagem!

Prof. Marcio Bezerra disse...

CARLA MAYARA - MEF 9A
CARLA THAMARA - MEF 9A

Ambas as postagens foram aceitas, mas no Item III, vcs poderiam desenvolver bem melhor a idéia - não q esteja errada, mas está incompleto!

NOTAS:
CARLA MAYARA - 1,9
CARLA THAMARA - 1,9

Thayna Guimaraes. disse...

Thayna Guimaraes. MEF9B
N:31

I)EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS, PORQUE OCORRIA FILAS E FALTAS DE PRODUTOS NO DIA A DIA DOS PAÍSES SOCIALISTAS ?
-o socialismo era pra ser uma forma de acabar com a pobreza, desemprego, mas foi justamente o contrario que aconteceu. Por isso havia muitas pessoas pra poucos produtos, e lugares pequenos.

Pergunta :

II)SEGUNDO O AUTOR, POR QUE NÃO É CORRETO SE FALAR EM " FALÊNCIA DO SOCIALISMO",?
Porque houve coisas q deram certo. o socialismo moatrava que a pobreza ia acabar; Mas depois tudo nao passou de uma ilusao.

Pergunta:

III)O AUTOR CITA 3 EXIGÊNCIAS DO VERDADEIRO PLANEJAMENTO SOCIALISTA. SERÁ QUE ALGUNS DELES PODEM SER APLICADOS NO BRASIL ? OU JÁ SÃO ? JUSTIFIQUE COM SUAS PALAVRAS.
Nao poderiam, porque o socialismo ignora incentivos.E a economia é planejada sem lucros e preços, e nao sao impotantes.

Ray Furtado disse...

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
Resposta: As filas e faltas de produtos se dava por causa da economia paralela gerada pelos burocratas que para elevarem os preços dos produtos primavam pela escasses. Assim, quanto mais escasso o produto, mais alto era o valor cobrado por ele.
II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
resposta: Porque de acordo com o autor o socialismo é um produto do capitalismo, então, enquanto existir uma sociedade capitalista existirá também o socialismo.
II) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
resposta: Sabemos que o Brasil é um país em que há a democracia, visto que, o povo tem o direito de escolher seus governantes, mas a democracia brasileira se resume basicamente a este fato. Onde temos no Brasil as massas populares determinando o que é prioridade para o povo? O que temos é uma minoria que determina o que é " melhor " para a maioria. Sem contar com as grandes desigualdades sociais e as injustiças sofridas normalmente pelos menos favorecidos.

Anônimo disse...

NOME: GERDAN ALVES. TURMA: MEF9B
Nº: 9


I)Explique com suas palavras, por que ocorriam filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

Reposta: porque as despesas atuais no setor do comercio,transporte,armazéns,consertos etc ., constituem 15% da renda nacional, enquanto os países capitalistas investem 30% de seus recursos ou mais . RESULTADO DISSO TUDO: em todas as cidades soviéticas, há uma loja de alimentação para vinte mil habitantes.

II)Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo"?

Resposta: Por que os que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos. Se há milhões de socialistas e de comunistas e centenas de milhões de sindicalistas, em todos os continentes, não é em função do que deu ou não certo na URSS, na China, na Europa oriental ou na Suécia. É porque a sociedade capitalista implica males insuportáveis, no nível do estômago, do coração ou do espírito. Os socialistas são produto do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do econômico”, seja a do stalinismo soviético ou a da social-democracia

III)O Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? Ou Já são? Justifique com suas palavras.

Resposta: Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho. O que de fato é importante para produzir na vida econômica da nação. Ou seja, se essas verdadeiras democracia fossem aplicado melhor o Brasil não seria como é hoje . :DD

Gossip girls' disse...

1ºI) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

RESPOSTA: "Pois á cada cidade existente,havia apenas uma loja de alimentação para 20 mil habitantes de uma vez",assim então formando filas absurdas.

2ºII) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

RESPOSTA: Segundo o autor as pessoas que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos.O autor diz que o que esta ocorrendo é uma crise de "economia de comando" e também pois não teve "Socialismo que realmente existisse".

3ºIII) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

RESPOSTA:O que de fato é importante para produzir na vida econômica da nação. Na minha opnião,eles deveriam explorar mais a área de carência e dependência das pessoas com recursos financeiros muito baixos,problema que está mais comum á cada dia no nosso país passando meio que despercebido entre muitos,principalmente os que não chegam nem perto da linha de pobreza contendo "mais zeros em suas contas bancárias".Além de não terem onde morar e acabarem ficando nas ruas,ocupando bancos de praças públicas,ou até mesmo erguendo mais barracos em favelas,e a educação das crianças está sendo deixada de lado já que as escolas públicas não tem segurança alguma e faltam muito professores.

Anônimo disse...

ANA CAROLINA XAVIER GOMES
MEF9B - Nº2

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia
dos países socialistas?

R:Como citado no texto, havia apenas uma loja de alimentação para cada 20 mil pessoas,
ou seja, o baixo número de lojas de alimentação em relação ao grande número de população
nas cidades foi o que resultou em filas e faltas de produtos no dia a dia dos países
socialistas.

II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

R:Segundo Ernesto Mandel quem reconhece como "uma falência do socialismo"
não compreende nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos, e diz também
que não é em função do resultado na URSS, na China, na Europa oriental ou na Suécia,
e sim porque a sociedade capitalista implica males insuportáveis.

III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista.
Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são?
Justifique com suas palavras.

R:As 3 exigências apresentadas pelo autor podem parecer utópicas num primeiro momento, porém ao analisá-las separadamente podemos ter uma noção melhor do que realmnte representam.

a) As massas populares determinarem o que é prioridade;
Teoricamente, em uma democracia, todo poder emana do povo. Logo, determinar prioridades não deveria ser uma tarefa difícil para as massas. Na prática isso não ocorre. Os "representantes" eleitos para defender a vontade da população estão, em sua maioria, a serviço de grupos econômicos e elites que tradicionalmente não compactuam com os interesses coletivos.

b) Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho;

O Brasil é democrático. Há espaço para debates, as idéias são discutidas e caminhos são escolhidos. Porém isto não significa que tais caminhos serão seguidos, tampouco as idéias implementadas.

c) O que de fato é importante para produzir na vida econômica da nação.

Não devemos confundir "vida econômica da nação" com "vida econômica do país". O primeiro conceito tem mais a ver com a vida econômica de cada pessoa que forma a nação, enquanto o segundo é a visão macro econômica do país. O Brasil sempre foi um país riquíssimo em recursos naturais, e caminha para um desenvolvimento sem precedentes. Contraditoriamente o fosso que separa a camada mais alta da pirâmide da base continua a se alargar e aprofundar. A riqueza produzida é concentrada nas mãos da minoria, enquanto se pratica o velho assistencialismo com a maioria.

Prof. Marcio Bezerra disse...

THAYNA GUIMARAES - MEF 9B
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,8


RAYANE FURTADO - MEF 9B
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas. Está muito bem formulado! nada a corrigir ou retocar.
NOTA = 2,0


GERDAN ALVES - MEF 9B
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,8


GOSSIP GIRLS - CAROLINA ARAUJO - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas. Está muito bem formulado! nada a corrigir ou retocar.
NOTA = 2,0


ANA CAROLINA XAVIER - MEF 9B
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas. Está muito bem formulado! nada a corrigir ou retocar.
NOTA = 2,0

Adriele Rocha disse...

Adriele Rocha
Tef9 N:1#


1# Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

RESPOSTA: Porque cada cidade tinha apenas um mercado para cama 20 mil pessoas, logo formava se uma imensa fila.
2# Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

RESPOSTA: Segundo o autor as pessoas que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos.O autor diz que o que esta ocorrendo é uma crise de "economia de comando" e também pois não teve "Socialismo que realmente existisse".

3# o Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

RESPOSTA: Aqui no Brasil, já decidimos o que consideramos prioridade com o auxilio de votações e referendo. Acho que alguns fundamentos do socialismo deveriam ser integrados no nosso meio de viver. Mas isso não resolveria por completo os problemas do nosso país, problemas simples, que suja um país de Copa e Olimpíadas, pessoas tendo muito, enquanto outras não têm nem lugar onde morar, os inúmeros problemas nas redes de ensino público e a falta de segurança. Acho que todas três exigências deveriam ser aplicas, pois as três são fundamentais, até mesmo para um país capitalista como o nosso!

Prof. Marcio Bezerra disse...

ADRIELE ROCHA TEF 9
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas. Está muito bem formulado! nada a corrigir ou retocar.
NOTA = 2,0

João disse...

Turma:MEF9B /Número:17

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
RESPOSTA : havia uma loja de alimentação para vinte mil habitantes; isso torna as filas inevitáveis.
II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
RESPOSTA : Os que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos. Se há milhões de socialistas e de comunistas e centenas de milhões de sindicalistas, em todos os continentes, não é em função do que deu ou não certo na URSS, na China, na Europa oriental ou na Suécia, pois a sociedade capitalista implica males insuportáveis.
III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
RESPOSTA:No Brasil Este só pode ser declarado irreversível depois de esgotadas todas as alternativas ... levar em conta as distinções políticas, econômicas e culturais de cada nação.

Anônimo disse...

NOME:CHRISTIAN P.SEDANO,NUMERO:5,TURMA:MEF9B

PERGUNTA:I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

RESPOSTA:È que em cada cidade sovietica havia apenas uma loja de alimentaçao para vinte mil pessoas,e por isso que nao havia como evitar as grandes filas.

PERGUNTA:II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

RESPOSTA:È que as pessoas que acreditam em uma "Falência do Socialismo" nao sabem de nada que acontece no mundo à mais de 150 anos.E o autor diz tambèm que o que esta ocorrendo é uma crise de "economia de comando".

PERGUNTA:III) O Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

RESPOSTA:Bom na minha opnião todas estas exigências deveriam ser implantadas,menos a que diz que nos precisamos ter massas populares para decidir o que é prioridade,acho que nos já somos bem "grandinhos"para decidir isto.Nem todas estas exigências poderiam mudar por completo o Brasil,mas se bem aplicadas como o governo capitalista como o nosso todos nós teriamos um pais bem melhor que antes..

LoOcO disse...

I)Isso ocorre pois, menos de 15% da renda nacional é gasta com os setores de comércio, transporte, armazéns e etc, o resultado disso é que em muitas cidades soviéticas, há uma loja de alimentação a cada 20 mil habitantes, causando então, as filas e faltas de alimentos.

II)Segundo Ernesto Mandel, o socialismo nunca existiu na Europa Oriental. O que ocorreu foi o Stalinismo, que segundo ex-soviéticos russos, "Stalinismo e socialismo são incompatíveis."

III)"Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho;" => Bom, essa exigência já é aplicada no Brasil.Mas não é suficiente para que possamos acabar com os nossos problemas. A primeira exigência :"As massas populares determinarem o que é prioridade;"=> poderia ser aplicada para que o Brasil pudesse ter mais igualdade e resolver os verdadeiros problemas que nossa sociedade enfrenta.

Anônimo disse...

Sávio Branco dos Santos,numero 26 ,turma MEF9ª.

Pergunta Numero I:
I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

resposta:
isso ocorre por causa que nos paises socialistas são destinados menos de 15% da renda nacional aos setores mais importantes para a população.
Com o pouco investimento nas áreas de comércio,transportes,armazéns,concertos (etc.) eles ficam insuficientes e como no caso do mercado o que acaba acontecendo é que fica dificil comprar alimentos pelo fato de haver pouco alimento para muitas pessoas.Em muitas cidades Soviéticas há apenas uma loja de alimentação para cada 20,000 habitantes(em média).

Pergunta numero II:
II)Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

Resposta
Por que os socialistas são produto do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do economico".E também por ele afirma nunca ter existido de fato um "Socialismo realmente existente".

Pergunta III)
III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

Resposta:
uma delas já está presente no Brasil: "Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho".E o que seria bom para Brasil seria "As massas populares determinarem o que é prioridade",porque a população sabe o que elas mais necessitam.

Prof. Marcio Bezerra disse...

JOÃO RICARDO - MEF 9B
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido! Ou pelo menos não ser tão confuso. Não consegui "captar" direito qual o foco de discussão q vc quis desenvolver!!
NOTA = 1,9



CHRISTIAN P.SEDANO - MEF 9B
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item II poderia ser melhor desenvolvido! Ele está incompleto!
NOTA = 1,9



LOCO - Qual sua turma e Numero e Nome tbm???
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item II poderia ser melhor desenvolvido! Ele está incompleto!
NOTA = 1,9


SAVIO BRANCO - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado com ressalvas:
Os Itens II e III poderiam ser melhores desenvolvidos! Eles estão um pouco incompletos!
NOTA = 1,7

Beatriz Costa Seferin disse...

I)EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS, PORQUE OCORRIA FILAS E FALTAS DE PRODUTOS NO DIA A DIA DOS PAÍSES SOCIALISTAS ?
Resposta:Por que tinha apenas um mercado em cada cidade , por isso formava uma grande fila.


2# Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
Resposta:Por que segundo o autor as pessoas que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos.O autor diz também
que não é em função do resultado na URSS, na China, na Europa oriental ou na Suécia,
e sim porque a sociedade capitalista implica males insuportáveis.

3# o Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
Resposta:Na minha opnião acho que deveriam adotar um pouco do socialismo em nosso país .. pois aqui temos muitas injustiças e muita desigaldade .. Pra mim se adotasse-se o socialismo no brasil teriamos um país melhor !

Prof. Marcio Bezerra disse...

BEATRIZ COSTA SEFERIM - TEF 9
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido!!Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,8

Karina disse...

Eu sou o tal"loco"...
meu nome não está assim no meu nick!
=/

Karina, MEF9B, numero; 19

aumenta minha nota ai...?? O que é 1 décimo??
kkkkkk

Prof. Marcio Bezerra disse...

rsrsrsrsrsrs
é você...
Karina
tinha q ser vc pra variar! hahahaha

tem nada não meu docinho. já joguei a sua nota na planilha. Está certinho agora!

PS: Pára de ser botafoguense! vive chorando ponto! kkkkkkkkkkkkkk

Thais disse...

Aluna : Thais Lima
N° : 20
TEF 9

I) Por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos paises socialistas?

RESPOSTA: Porque em algumas cidades soviéticas havia apenas uma loja de alimentação para cada 20 mil habitantes, assim formando filas imensas e se esgotando o estoque de produtos.


II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo"?

RESPOSTA: Segundo o autor, os que falam em "Falência do Socialismo" não entendem absolutamente nada do que vem acontecendo no mundo há mais de 150 anos.
O que está acontecendo é uma crise de "Economia de Comando", até porque, segundo Ernesto Mandel, os marxistas revolucionários descobriram que nunca ouve "Socialismo realmente existente" no Leste Europeu.


III) O autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou já são? Justifique:

RESPOSTA: A democracia, em termos, já é aplicada no Brasil, onde temos o direito de escolher quem queremos nos representando em Brasília, mas sabemos que isso, infelizmente, não é o suficiente para acabar, se isso é possível, com tantos problemas em nosso país, entre eles a decadência de nossos hospitais, a porcaria(desculpe o termpo) do ensino público, a desigualdade social, entre outros.
Na minha opnião, para solucionarmos todos esses problemas deveriam ser verdadeiramente exercidas todas as 3 exigência citadas, pois as mesmas são estremamente fundamentais para um país socialista como o Brasil.


1bj
e não recuse filé ;)

Anônimo disse...

Luis Antonio Vidal Turma:mef9ºA N:18
1)EXPLIQUE COM SUAS PLAVRAS,POR QUE OCORRIA FILAS E FALTAS DE PRODUTOS NO DIA A DIA DOS PAISES SOCIALISTAS?
RESPOSTA:Pois haviam filas grandes de 20 MIL PESSOAS para 1 LOJA DE ALIMENTAÇÃO.

2)SEGUNDO O AUTOR,POR QUE NÃO E CORRETO SE FALAR EM "FALENCIA DO SOCIALISMO"
RESPOSTA:Pois Para uns que falam de "FALENCIA DO SOCIALISMO" não compreendem nada que se passa no mundo a 150 ANOS e por que a SOCIEDADE CAPITALISTA IMPLICA MALES INSURPOTAVEIS nos niveis de estÔmago do coração ou do espirito que os SOCIALISTAS NÃO SÃO PRODUTOS DO CAPITALISMO e que esta ocorrendo uma "CRISE DE ECONOMIA DE COMANDO" e pois não teve "SOCIALISMO QUE REALMENTE EXISTISSE"

3)O AUTOR CITA TRêS EXIGENCIAS DO VERDADEIRO PLANEJAMENTO SOCIALISTA SERA QUE ALGUNS DELES PODEM SER APLICADOS NO BRASIL?OU JA SÃO?JUSTIFIQUE COM PALAVRAS.
RESPOSTA:A)As massas populares determinarem o que e prioridade;
B)Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas ideias e concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho;
C)O que de fato e importante para produzir na vida econÔmica da nação.
UM DELES JA E APLICADO NO BRASIL A VERDADEIRA DEMOCRACIA PLURALISTA NAS SUAS IDÉIAS,CONCEPÇÕES PARA DEBATER E ASSIM SE ESCOLHER UM MELHOR CAMINHO;
MAS EU ACHO QUE SE ESSAS EXIGENCIAS FOSSEM APLICADAS NO BRASIL NOS VIVERIAMOS EM UM PAIS MAIS JUSTO E MELHOR.

Prof. Marcio Bezerra disse...

THAIS LIMA - TEF 9
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas. Está muito bem formulado! nada a corrigir ou retocar.
NOTA = 2,0
PS: Viu filé, pra recusar tem q estar muito incompleto! não precisa ficar com "medo" kkkkkkkkkk
beijos pra ti também!





LUIS ANTONIO - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido!!Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,8

karina disse...

1 ) Explique com suas palavras, por que ocorriam filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

Porque tinha apenas uma loja para vinte mil pessoas.

2 ) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

Segundo o autor, Quem fala de Falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos. Os socialistas são produto do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do econômico”, seja a do stalinismo soviético ou a da social-democracia.

3 ) o Autor cita Três exigências do verdadeiro planejamento socialista.Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil?
Ou Já são? Justifique com suas palavras. Já é aplicado no Brasil: Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho. Para que não haja a dominação de um só poder, para que haja opinião publica não ditaduras, etc. para que seja feito o estado democrático.

karina disse...

karina Silva, mef 9a ,nº17

Prof. Marcio Bezerra disse...

KARINA SILVA - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido!!Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,8

Caio Ramos disse...

Caio Ramos - MEF 9A

1-Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

RESPOSTA: Porque as cidade tinha um mercado para cada 20 mil pessoas
e então as filas ficavam enormes muito rapido.

2-Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

RESPOSTA: Para o autor as pessoas que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos.O autor fala que esta ocorrendo é uma crise de economia de comando e também não teve Socialismo existice.

3-o Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

RESPOSTA: A democracia, em termos, já é aplicada no Brasil, onde temos o direito de escolher quem queremos nos representando em Brasília, mas sabemos que isso, infelizmente, não é o suficiente para acabar, se isso é possível, com tantos problemas em nosso país, entre eles a decadência de nossos hospitais, a porcaria(desculpe o termpo) do ensino público, a desigualdade social, entre outros.
Na minha opnião, para solucionarmos todos esses problemas deveriam ser verdadeiramente exercidas todas as 3 exigência citadas, pois as mesmas são estremamente fundamentais para um país socialista como o Brasil.

Anônimo disse...

1-Explique com suas palavras,porque ocorriam filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

R:Porque havia apenas uma loja de alimentacão para 20 mil pessoas.

2-Segundo ao autor,por que não é correto falar em "FALÊNCIA DO SOCIALISMO".

R:Porque o autor diz que socialismo é um produto capitalismo e porisso enquanto existir uma sociedade capitalista,vai existir o socialismo.

3-O autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista.Será que algum deles pode ser aplicado no Brasil?

R:E um deles já existe no Brasil,a verdadeira democracia pluralista.Concepção para debater e escolher um caminho melhor,isso quer dizer que:quando a assembléia na câmara dos deputados senadores,pode aprovar uma lei que alguém quér constituir.

Prof. Marcio Bezerra disse...

RAMON PRIETOS - TEF 9
I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos pases socialistas?
R:Pela poa quantidade de mercados ou lojas de alimentao para 20 mil pessoas ex:Um Guanabara e o Mc Donalds para o Estado de So Paulo todo, isto acabava causando gigantescas filas porto da cidade.
II) Segundo o autor, por que no correto se falar em "Falncia do Socialismo".?
R:segundo o autor as pessoas que falam de uma falncia do socialismo no compreendem nada do que se passa no mundo h mais de 150 anos.pois Se h milhes de socialistas e de comunistas e centenas de milhes de sindicalistas, em todos os continentes, no em funo do que deu ou no certo na URSS, na China, na Europa oriental ou na Sucia, pois a sociedade capitalista implica males insuportveis.
III) o Autor cita 3 exigncias do verdadeiro palnejamento socialista. Ser que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou J so? Justifique com suas palavras.
R:Sim, As massas populares determinarem o que prioridade; esta e uma das aes j adotadas pelo Brasil um bom ex. foi no referendo realizado em 2003.
fazendo a verdadeira democracia pluralista nas suas idias, concepes para debater e assim se escolher um melhor caminho;
j no ultimo ponto (O que de fato importante para produzir na vida econmica da nao.) estamos ainda muito em falta pois como podemos querer creser se no investimos na educao e nos hospitais para os nossos trabalhadores.

Prof. Marcio Bezerra disse...

CAIO RAMOS - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado com ressalvas:
Todos os Itens poderiam ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,6





ANÔNIMO - QUAL TURMA? Nº? QUEM É VC????
Seu comentário foi aprovado com ressalvas:
Todos os Itens poderiam ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,6





RAMON PRIETOS - TEF 9
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas! Nada a corrigir ou retocar.
NOTA = 2,0

Anônimo disse...

Aluna: Giselle Navéga Braga
Turma: MEF 9B
nº 10

---

Questão I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

RESPOSTA: Porque as pessoas não tinham opções de locais pra fazerem suas compras, só havia uma loja de alimentação na cidade para 20 mil habitantes.


Questão II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

RESPOSTA: Segundo ele, quem diz isso não compreende nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos, é porque a sociedade capitalista implica males insuportáveis. Os socialistas são produto do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do econômico”.


Questão III) O autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

RESPOSTA: Deviam ser aplicados, pois no Brasil os poderosos decidem entre si tanto o destino deles, quanto o das classes menos abastadas, geralmente dando prioridade ao crescimento econômico, em deixarmos de ser subdesenvolvidos(BRASIL); e deixam de lado coisas realmente gritantes, como a miséria e o desemprego.

---

P.S. que medo de você recusar meu comentário :S
rs

Anônimo disse...

Aluna:Beatriz Mezes
turma:tf9
numero:03

I)EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS, PORQUE OCORRIA FILAS E FALTAS DE PRODUTOS NO DIA A DIA DOS PAÍSES SOCIALISTAS ?
Resposta:Por haver apenas um mercado em cada cidade,formava uma numero muito grande de pessoas nas filas

2# Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
Resposta:Por que para o autor as pessoas que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo e diz também
que não é em função do resultado na URSS, na China, na Europa oriental ou na Suécia,
e sim porque a sociedade capitalista implica males insuportáveis.

3# o Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
Resposta:Na minha opnião acho que deveriam adotar um pouco do socialismo pois aqui temos muitas injustiças e muita desigaldade e aceitando o socialis pornariamos o pais melhor.

prof pelo amor de Deus
não recuza não ta!!

Prof. Marcio Bezerra disse...

GISELLE NAVEGA - MEF 9B
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas! Nada a corrigir ou retocar.
NOTA = 2,0
obs: Minha flor, Não sei por que esse medo! rsrsrs... seu comentário foi muito bom. é só ver a nota! Eu só recuso comentários faltando itens ou q as respostas estejam muito "capengas" e mal elaboradas!
Beijos pra vc tbm e bom fds!








BEATRIZ MENEZES - TEF 9
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido!!Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,8

obs: Outra flor do meu jardim com medo kkkkkkkk.
Não sei por que!!
Repito pra ti: Eu só recuso comentários faltando itens ou q as respostas estejam muito "capengas" e mal elaboradas!
Bjs pra vc tbm! bom fds!

gabia disse...

1)EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS, PORQUE OCORRIA FILAS E FALTAS DE PRODUTOS NO DIA A DIA DOS PAÍSES SOCIALISTAS ?

R:Porque a cada 1 mercado existe 20 mil pessoas,isso resulta nas filas e na falta de produtos.
2)Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

R:Segundo o autor as pessoas que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos.Os socialistas são produto do capitalismo e não dos êxitos ou fracassados.
3)o Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

R:1ºexigência, pois a igualdade e a justiça são ideia essencial para uma viada melhor.

Nome:Maria Gabriela
Nº22
Turma:MEF9B

Anônimo disse...

Hebert Alan Dos Santos Maia MEF9 B

I)EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS, PORQUE OCORRIA FILAS E FALTAS DE PRODUTOS NO DIA A DIA DOS PAÍSES SOCIALISTAS ?

Resposta:cada lugar havias 1 loja de alimento para cada 20 mil pessoas




2ºII) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?


RESPOSTA: Para o aoutor os que falam de falencia do socialismo nao compreendem oq se passa a 150 anos Os socialistas são produto do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do econômico”, seja a do stalinismo soviético ou a da social-democracia.



III)O AUTOR CITA 3 EXIGÊNCIAS DO VERDADEIRO PLANEJAMENTO SOCIALISTA. SERÁ QUE ALGUNS DELES PODEM SER APLICADOS NO BRASIL ? OU JÁ SÃO ? JUSTIFIQUE COM SUAS PALAVRAS.

Resposta: Existir uma verdadeira democracia ,E ja sao exercidas no Brasil

ARTHUR,NUMERO 2,MEF9A. disse...

1-Explique com suas palavaras,por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

R:As filas e faltas de produtos se dava pela economia paralela gerada pelos burocratas que para elevarem os preços dos produtos primavavam pela escasses.Assim,quanto mas escasso o produto,mas alto era o valor cobrado por ele.

2-Segundo o autor,por que não é correto se falar em "FALÊNCIA DO SOCIALISMO".?

R:Por que de acordo com o autor o socialismo é um produto do capitalismo,então,enquanto existir uma sociedade capitalista existirá também o socialismo.

3-O autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista.Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil?ou já são?justifique com suas palavras.

R:Sabemos que o Brasil é um país que a democracia,visto que,o povo tem direito de escolher seus governantes,mas a democracia brasileira se resume basicamente a este fato.Onde temos no Brasil as massas populares determinando oque é prioridade para o povo?Oque temos é uma minoria determindo oque é "melhor" para a maioria.Sem contar com as grandes desigualdades socias e as injustiças sofridas normalmente pelos menos favorecidos.

ARTHUR,NUMERO 2,MEF9A. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

GABRIELI M. CARVALHO -MEF9A -N°10 1ºI) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
RESPOSTA= isso ocorre porque em muitas cidades Soviéticas há uma loja de alimentação para vinte mil habitantes o que torna as filas inevitáveis. 2ºII) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo''? RESPOSTA= 'falencia do socialismo'pessoas que ainda falam sobre esse assunto não sabem o que se passa no mundo há mais de 150 anos!o autor diz que o socialismo é um produto do capitalismo ,sendo assim o socialismo continuará a existir enquanto houver uma sociedade capitalista com suas contradições, suas crises e suas injustiças . 3)o Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras. RESPOSTA= já são porém Percebemos grandes diferenças entre os paises ainda socialistas como China ,Vietnã, Coréia do Norte e Cuba para o Brasil , podemos escolher quem governa nosso país ,porém não podemos combater ainda a desigualdade social , os recursos são mau distribuidos aqui no Brasil , falta educação de mais qualidade, melhores condições de saude nos hopitais públicos enfim assim iriámos sentir realmente a diferença e finalmente poder ter uma nação justa e competente ! Bj filé :D

Prof. Marcio Bezerra disse...

MARIA GABRIELA - MEF 9B
Seu comentário foi aprovado com ressalvas:
Todos os Itens poderiam ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,6






HERBERT ALAN SANTOS - MEF 9B
Seu comentário foi aprovado com ressalvas:
Todos os Itens poderiam ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,6






ARTHUR da SILVA - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas! Nada a corrigir ou retocar.
NOTA = 2,0

Prof. Marcio Bezerra disse...

GABRIELLI M. CARVALHO - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas! Nada a corrigir ou retocar.
NOTA = 2,0
bjs pra ti tbm filé! rsrsrs ☺ ☺ ☺

Anônimo disse...

1: pois havia somente um local por cidade para se alimentar, e por esse motivo uma grande quantidade de pessoa se alimetava no mesmo lugar.
2: nao e correto falar porque os socialistas são como produtos do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer.

3: a populaçao determinar o que e mais importate, justificaçao: eu acho que tornaria a populaçao mais organizada, e muito mais calmo pois evitaria discuçoes entra o pessoal.

nome: bruno menezes
mef9a / 9º ano

Anônimo disse...

Nome: Fabíola Félix.
Nº: 04
Turma: Tef9

I) Explique com suas palavras, porque ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

Resposta: Porque as despesas atuais constituem menos de 15% da renda nacional, enquanto os países capitalistas desenvolvidos consagram a elas 30% dos seus recursos ou mais e porque só há uma loja de alimentação para cada 20 mil habitantes.


II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

Resposta: Porque os que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos e os socialistas são produto do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do econômico", seja a do stalismo soviético ou a da social-democracia.

III) O autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns podem ser aplicados no Brasil? Ou já são? Justifique com suas palavras.

Resposta: Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho. A verdadeira democracia é essa: ter nossos direitos e deveres cumpridos na medida em que forem solucionados com seriedade e compromisso com a palavra. Porque na verdade o nosso país vivi cheio de promessas que não são cumpridas. Na verdade, já estamos desacreditados dessa democracia que só promete em campanha política, terminada a campanha os poderosos assumem os poderes e nós continuamos na estaca zero, ou seja, tudo continua a mesma coisa, educação, saúde, poluição, segurança e etc. "Será que nós, cidadãos críticos e democráticos estamos exercendo os nossos direitos de cidadania”. "O nosso direito de ir e vir”.

Prof. Marcio Bezerra disse...

BRUNO MENEZES - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado com ressalvas:
Todos os Itens poderiam ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,6





FABIOLA FELIX - TEF 9
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas! Nada a corrigir ou retocar.
NOTA = 2,0

Anônimo disse...

http://jbonline.terra.com.br/

prof um bom jornal para ler =p

Heron Felipe ,MEF9B

Anônimo disse...

1° questão:
Pois a burocracia soviética escolheu desde 1929 o caminho de desenvolvimento desproporcional.

2°questão:
Pois os que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos.

3°quetão:

1°exigencia:
a igualdade e a justiça são coisas essenciais para uma vida melhor.



Patrick Santana Torres N° 13
TEF:9

Anônimo disse...

NOME:MARCIO DE MELO COSTA JUNIOR MEF9A 1° Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
R:Ocorria filas e faltas de produtos,Pois havia apenas uma loja de alimentação para cada 20 mil pessoas

2° Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo?
R: Segundo o autor, não é correto se falar em “Falência porque o Socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos

3°O autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista.Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil?ou já são?justifique com suas palavras.
R:Sabemos que o Brasil é um país em que há a democracia, visto que, o povo tem o direito de escolher seus governantes, mas a democracia brasileira se resume basicamente a este fato.
PROFESSOR LE COM CARINHO E DAA A NOTA COM CARINHO VLW FUI!!

Prof. Marcio Bezerra disse...

PATRICK SANTANA - TEF 9
Seu comentário foi aprovado com ressalvas:
Todos os Itens poderiam ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,6





MARCIO DE MELO - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado com ressalvas:
Todos os Itens poderiam ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,6
OBS 1: Com mais carinho impossível xará!! abraços!
OBS 2: Anotarei o Link HERON pra ver o q tem de bom!

Obrigado pela contribuição!!!

Anônimo disse...

MIRIAM NETO , TEF9

I) Explique com suas palavras, porque ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

R: Pois para cada 20 mil habitantes , havia apenas uma loja de alimentação , e isso tornava as filas inevitáveis.


II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

R: Porque para o autor , os que falam em 'falência do socialismo' não entendem nada do que se passa no mundo a mais de 150 anos. Os socialistas não são êxitos ou fracassos relativos de qualquer 'gestão alternativa do econômico', mais sim são produtos do capitalismo. Não podemos declarar extinção de uma empresa não existente , pois para ele(autor) , nunca houve socialismo.


III) O autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns podem ser aplicados no Brasil? Ou já são? Justifique com suas palavras.

R: Para um país capitalista como o nosso , acho que as três exigências , seriam fundamentais. Pois nos temos muito mal o direito de escolher quem colocamos para criar as leis. E depois que fazemos isto eles mesmo , entre si , escolhem o que devem ou não fazer de nossas vidas , e muita das vezes não atendem ao que realmente necessitamos , como moradia , alimentação , emprego , entre outros problemas hoje vividos no Brasil .

ps : já é a segunda vez que eu faço , pois da outra não foi :s' . portanto , POR FAVOR FILÉ , NÃO RECUSA :S' ( aaah que medo ) . rs'

Prof. Marcio Bezerra disse...

MIRIAM NETO - TEF 9
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas. Nada a corrigir ou a retocar!
NOTA - 2,0

OBS: pra q esse medo filé! rsrs se a 1ª não passou paciência! agora está ok!
bjs!

Anônimo disse...

aah obrigada filé . rs
a primeira você nao chegou nem a receber ela :s'
mais agora que foi , graças a Deus foi aprovado né.. rs'
beijos ;*

Miriam Neto .

Anônimo disse...

Nome: Suellen Luana
Nº: 17
Turma: Tef9

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

Resposta: Porque em muitas cidades soviéticas, há uma loja de alimentação para cada vinte mil habitantes.

II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo"?

Resposta: Porque a sociedade capitalista implica males insuportáveis e os socialistas são produto do capitalista.

III) O autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? Ou já são? Justifique com suas palavras.

Resposta: O que de fato é importante para produzir na vida econômica da nação. Os políticos precisam se reunir e conversar com paciência, para darem um futuro bom e certo para o nosso país.

Prof. Marcio Bezerra disse...

SUELLEN LUANA - TEF 9
Seu comentário foi aprovado com ressalvas:
Todos os Itens poderiam ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA - 1,6

GABRIEL MAGALHÃES disse...

GABRIEL MAGALHÃES MENDONÇA Nº 08 TURMA: MEF9B

Nº1
As despesas atuais no setor de comércio constituem menos de 15% da renda nacional, enquanto nos países capitalistas desenvolvidos são mais de 30% dos seus recursos. Em muitas cidades soviéticas, há uma loja de alimentação para vinte mil habitantes; isso torna as filas inevitáveis.

Nº2
O autor diz que as pessoas que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos. Segundo ele, o que está ocorrendo é uma crise de "economia de comando" e que não existiu realmente o “Socialismo “ segundo suas regras.

Nº3
Seria ótimo que as três exigências fossem aplicadas no Brasil. A primeira e a segunda acontecem através das eleições e da diversidade de partidos políticos e a liberdade que esses partidos têm de expor suas idéias e críticas, porém as massas populares não possuem conhecimento suficiente para determinar suas prioridades e escolherem um melhor caminho.

Anônimo disse...

Nome: Helton Gomes
Nº:11
Turma MEF9A

1 ) Explique com suas palavras, por que ocorriam filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

R: Existiam filas, pois tinha apenas uma loja de alimentação para vinte mil habitantes.

2 ) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

R:Pois quem fala de "falência do socialismo" não compreendem nada que se passa no mundo a 150 anos. O que está acontecendo é uma crise de "Economia de Comando".O autor fala que o socialismo é um produto do capitalismo, então, enquanto existir o capitalismo existirá o socialismo.

3 ) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

R: : "Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho".Essa já está presente no Brasil, Mas não é suficiente para acabar com os problemas."As massas populares determinarem o que é prioridade;"essa poderia ser aplicada para que tivesse mais igualdade no Brasil e para resolver os problemas do povo.

thallis saad disse...

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
Resposta: As filas e faltas de produtos se dava por causa da economia paralela gerada pelos burocratas que para elevarem os preços dos produtos primavam pela escasses. Assim, quanto mais escasso o produto, mais alto era o valor cobrado por ele.
II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
resposta: Porque de acordo com o autor o socialismo é um produto do capitalismo, então, enquanto existir uma sociedade capitalista existirá também o socialismo.
II) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
resposta: Sabemos que o Brasil é um país em que há a democracia, visto que, o povo tem o direito de escolher seus governantes, mas a democracia brasileira se resume basicamente a este fato. Onde temos no Brasil as massas populares determinando o que é prioridade para o povo? O que temos é uma minoria que determina o que é " melhor " para a maioria. Sem contar com as grandes desigualdades sociais e as injustiças sofridas normalmente pelos menos favorecidos.

Judsliny disse...

Judsliny Feu - 16 - MEF9 A

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

RESPOSTA: porque em alguns setores essencias para a população, constituem menos de 15% da renda nacional. Chega ser absurdo 1 loja para 20 mil habitantes, com isso a fila é imensa e inevitavel.


II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo"?

RESPOSTA: segundo o autor 'É porque a sociedade capitalista implica males insuportaveis, e os socialistas são produtos do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer ''gestão alternativa do econômico'', seja a do stalinismo soviético ou da social-democracia.


III) O autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? Ou já são? Justifique com suas palavras.

RESPOSTA: no Brasil já existe a democracia pluralista, porém para ser uma verdadeira democracia pluralista falta acabar com a realidade de uma minoria decidir pela maioria.
Mais seria muito bom também se as massas populares determissem o que é prioridade e dizer o que é de fato importante para a economia do país.


divaguei fessorr ? AUSHUAHSUHSA

Anônimo disse...

NÍCOLAS NUNES DE O. KEDE,31,MEF9A



PERGUNTAS E RESPOSTAS =]

1ºI) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
R:As filas ocorriam pelo fato de haver apelas um estabelecimento qe fornecia comida para cada cidade,qe havia em média 20 mil habitantes.




II)SEGUNDO O AUTOR, POR QUE NÃO É CORRETO SE FALAR EM " FALÊNCIA DO SOCIALISMO",?
R:Pois o autor diz qe o socialismo provém do capitalismo e não da experiencia de gestões alternativas economicas,seja tanto do stanilismo soviético quanto da social-democracia,por isso ele diz que quem fala sobre uma suposta falencia do socialismo,não sabe oqe se passa no mundo durante os últimos 150 anos.



3ºIII) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

RESPOSTA: No Brasil,é exercido o seguinte planejamento:a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho,ou seja,quando os deputados,senadores,entre outros cargos são chamados numa assembléia para discutir e tomar uma decisão sobre a lei constituída,podendo aprova-la ou não.


ta ae,espero qe goste e aprove ;]

RAMON WILLIAN - TEF 9 disse...

ALUNO: RAMON WILLIAN DE ANDRADE CARVALHO
Nº: 15
TURMA: TEF9
I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
RESPOSTA : Porque nos principais setores, não havia investimentos o suficiente para acolher os habitantes das cidades, ou seja, havia poucas empresas e produtos para muitas pessoas.

II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

RESPOSTA : Pois quem fala sobre a “Falência do Socialismo” não sabem o que ocorre no mundo há mais de 150 anos. Se há milhões de pessoas em diferentes grupos socias, em todos os continentes, não é culpa da URSS, na China, na Europa oriental ou na Suécia.

III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

RESPOSTA: Já são, pois a população brasileira tem um ponto importante em cada um desses planejamentos citados, exemplo: as pessoas escolhem quem deve comandar o pais através das idéias para o melhor da sociedade que são ditas por ele e também o que é importante para melhorar a economia do pais, entre outras coisas.

Prof. Marcio Bezerra disse...

GABRIEL MAGALHÃES - MEF 9B
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido!!Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,8





HELTON GOMES - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado com ressalvas:
Todos os Itens poderiam ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,6





THALLIS SAAD - MEF 9B
Seu comentário foi aprovado sem ressalvas. Nada a corrigir ou a retocar!
NOTA = 2,0





JUDLINY FEU - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido!!Poderia ter sido melhor desenvolvida a discussão!
NOTA = 1,8





NICOLAS NUNES - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido!!Poderia ter sido melhor desenvolvida a discussão!
NOTA = 1,8




RAMON WILLIAN - TEF 9
Sua postagem foi aprovada com uma ressalva. No item III da resposta vc poderia desenvolver bem melhor a idéia!
NOTA = 1,9

Anônimo disse...

Nome: Kethleen Ribeiro
Nº: 07
Turma: Tef 9

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

Resposta: As despesas atuais no setor de comércio, transportes, armazéns, consertos, constituem menos de 15% da renda nacional, enquanto os países capitalistas desenvolvidos consagram a elas 30% dos seus recursos ou mais. Por que em muitas cidades soviéticas, há uma loja de alimentação para vinte mil habitante.

II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo"?

Resposta: Porque os que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos.E é porque a sociedade capitalista implica males insuportáveis, no nível do estômago, do coração ou do espírito.

III) O autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? Ou já são? Justifique com suas palavras.


Resposta: Existir a verdadeira democracia pluralista nas suas idéias, concepções para debater e assim se escolher um melhor caminho. Melhorar a educação nas escolas, construir casas para pessoas que moram na rua e aumentar o número de médicos nos hospitais.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Aluna: EDILENE LOPES
número: 08
MEF9A.

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
Resposta: Porque é um planejamento pela burocrasia e por isso podemos dizer que um resultado da filas e faltas verdadeiro do planejamento.
II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
Resposta: Porque os socialistas são produtos de capitalismo e não dos êxitos dos fracassos relativos de qualquer "gestão alternativa do econômico".
III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
Resposta: Sim,porque as prioridades pelas massas populares e (igualdade e justiça social são ideias tanto para os socialistas quanto aos cristãos).

Anônimo disse...

Aluna: ALINE ALVES DE SOUZA
Número: 01
Turma: MEF9A

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

Resposta: Eram poucas lojas para um número muito grande de habitantes, em cada cidade havia cerca de uma loja para 20 mil habitantes, com isso fazia com que as filas ficassem enormes.


II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

Resposta: Como o próprio Autor diz quem fala em “falência do socialismo” não sabe o que se passa no mundo há mais de 150 anos. Contando que os socialistas são produtos do capitalismo e não dos êxitos ou fracassos relativos de qualquer gestão alternativa do econômico,oe o que está acontecendo na verdade é uma crise de economia de comando, nunca houve um socialismo que realmente existisse.


III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.


Resposta: Já são aplicadas, mas acho que deveriam ser aplicadas de uma maneira melhor, todos nós sabemos que o Brasil é um país em que o povo escolhe seus governantes, ou seja, um país democrático, mas infelizmente a maior parte das pessoas escolhem aqueles em que a maioria procura e não escolhem o melhor para a sociedade. Acho também que a Renda não é separada igualmente, enquanto milhões de crianças morrem de fome, outros estão com a condição de vida alta, ou seja , a riqueza produzida no país está nas mãos de poucos, enquanto a maioria que precisa de verdade nada tem.

estephany disse...

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?

Resposta : porque havia em muitas cidades sovieticas,havia uma loja de alimentação para 20 mil habitantes.

II)Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?

Resposta : o autor falou que as pessoas que falam de uma falência do socialismo não compreendem nada do que se passa no mundo há mais de 150 anos.O autor diz que o que esta ocorrendo é uma crise de "economia de comando" e também pois não teve "Socialismo que realmente existisse".

III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.

Resposta : Sabemos que o Brasil é um país em que há a democracia, visto que, o povo tem o direito de escolher seus governantes, mas a democracia brasileira se resume basicamente a este fato. Onde temos no Brasil as massas populares determinando o que é prioridade para o povo? O que temos é uma minoria que determina o que é " melhor " para a maioria. Sem contar com as grandes desigualdades sociais e as injustiças sofridas normalmente pelos menos favorecidos.

Pics - annasophia & ashley (: disse...

Karen Ambrósio - Nº 18 - MEF9B

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
Pois só existia uma praça de alimentação para 20 mil habitantes e isso fazia com que houvessem uma enorme fila todos os dias.

II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
- Pois quem fala sobre a “Falência do Socialismo” não sabem o que ocorre no mundo há mais de 150 anos. Se há milhões de pessoas em diferentes grupos socias, em todos os continentes, não é culpa da URSS, na China, na Europa oriental ou na Suécia.


III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
- Sim. Uma delas é aplicada no Brasil, a existência de uma democracia pluralista que visa escolher o bem maior para a população. Esta democracia pluralista está diretamente ligada as instituições que acompanham o processo parlamentar, além de
informar a sociedade das decisões tomadas pelos governantes e seus partidos políticos, tornando a sociedade uma prioridade para a atual convivência.

Espero que não eu tenha divagado, filé. Se eu te der uma caixa de chocolate, você me dá 2,0? UAHAUAHAUH TE AMO FILÉ s2

Prof. Marcio Bezerra disse...

KETHLEEN RIBEIRO - TEF 9
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido!!Poderia ter sido melhor desenvolvida a discussão!
NOTA; 1,8



EDILENE LOPES - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado com uma ressalva:
O Item III poderia ser melhor desenvolvido!!Poderia ter sido melhor desenvolvida a discussão!
NOTA; 1,8



ALINE ALVES - MEF 9A
Sua postagem foi aprovada sem ressalvas! Apesar de simples, Nada a corrigir ou Retocar!!
NOTA; 2,0



ESTEPHANY CAROLINE A. PEIXOTO - MEF 9B
Sua postagem foi aprovada com ressalvas - Os itens I e II poderiam ser melhor desenvolvido! Não que estejam errados, mas é que ele estão BASTANTES incompletos!!

OBS: O ITEM III É CÓPIA FIEL - CLONE MESMO DA POSTAGEM DO THALLIS.
POR ESSE MOTIVO, NESTE TÓPICO, NÃO SERÁ ATRIBUIDA NOTA NENHUMA!

NOTA; 0,8



KAREN AMBROSIO - MEF 9B
Sua postagem foi aprovada sem ressalvas! Nada a corrigir ou Retocar!!
NOTA; 2,0
Karen para de ser "chantagista" - rsrsrsrs - sua postagem apesar de curta no item III valeu a pontuação.
Eu tbm te amo, MAS, não me impediria de tirar décimos se a postagem estivesse ruim!
Escapastes do DIVAGOU - KKKKKKKKKK
bjs e se cuide!

Micaela Dutra disse...

Micaela Dutra de Farias MEF9B Nº25


I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
Resposta: Com a demanda em relação aos produtos oferecidos e ao nº de consumidores houve a necessidade de um controle de mercadorias por cada consumidor, observando o custo de cada um. Tudo com preços além do valor comum.

II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
Resposta: Pelo fato de ainda existirem muitos socialistas no mundo, sendo q eles precisam viver de acordo com o capitalismo, pois o mesmo comanda toda a estrutura governamental, enquanto o capitalismo vai contradizendo em alguns pontos, cresce a força do socialismo.

III) O autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? Ou já são? Justifique com suas palavras.
Resposta: Podemos afirmar de uma form gradativa a aplicação dos elementos necessários para o desenvolvimento de uma nação mais consciente, tendo em vista a vida de cada contribuinte social.

Bjs tiiio!!!!! Karen para de ser chantagista................... se eu te der uma cesta de chocolate vc me da os 2,0 pts??? E se eu te der uma caixa de cerveja vc me passa no fim do ano??? Hahahahahhaah.......shuahshauhsahuhsa.........kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Ah mulek!!!!

Anônimo disse...

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
R:porque existia 1 loja de alimentação para cada 20 mil habitantes...
II) Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
R:o autor diz que não e correto afirmar em "falência do socialismo" e sim na falência da economia de comando stalinista
III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro palnejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
R:no brasil há democracia, por isso mina resposta é sim, aqui no brasil podemos escolher nossos candidatos e votar no que defende nossa idéia ...

Robert Sobrinho n°29 Turma:mef9b

Anônimo disse...

Sâmella Roberta. Nº 25, MEF9ªA.

I) Explique com suas palavras, por que ocorria filas e faltas de produtos no dia a dia dos países socialistas?
Pois a maioria das cidade soviética existente, só havia apenas uma loja de alimentação para mais de 20 mil habitantes.

II)Segundo o autor, por que não é correto se falar em "Falência do Socialismo".?
Porque, a meu ver, o socialismo ainda é uma força política pertinente para mudanças e com força de governo suficiente para uma translação social, logicamente, que este é uma pensamento utópico.

III) o Autor cita 3 exigências do verdadeiro planejamento socialista. Será que alguns deles podem ser aplicados no Brasil? ou Já são? Justifique com suas palavras.
Eu acho que não. Porque para haver o verdadeiro socialismo as massas devem ter uma instrução educacional muito consolidada e massas entrarem em um consenso geral como diz aqui : a) As massas populares determinarem o que é prioridade;. Esse é o principal problema que deveria ser resolvido no brasil, para a aplicação do socialismo, na minha concepção. A edução de base, é a resposta.


:D

Anônimo disse...

PROFESSOR QUERIDO *-*, você falou até 23:59, eu mandei 23:57 *-*, rs.
se poder considerar, obrigada.

da sua aluna exemplar, sâmella, UASHUASHAUSHAUSHA ; brincadeira.

beijos :*

Anônimo disse...

E professor querido, não repare os erros de português, não sou muito fã desta matéria, mas faço o possível para não errar, rs.

beijos :* / Sâmella :*

Prof. Marcio Bezerra disse...

MICAELA DUTRA - MEF 9B
O Item III poderia ser melhor desenvolvido!!Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,8
OBS: Dona Micaela, Minha sobrinha postiça, rsrsrsrs - vc é irmã da KAREN? KARINA? oh povo chorão e chantagista!! kkkkkkk Nada paga o prazer em te reprovar! huahuahuhauhauahua.
Bjs meu filé!! rsrsrsrs




ROBERT SOBRINHO - MEF 9B
Sua postagem foi aprovada com ressalvas - Todos os itens poderiam ser melhor desenvolvido! Não que estejam errados, mas é que ele estão BASTANTES, mas muito incompletos mesmo!!
NOTA = 1,1

OBS: Comentários como este eu costumo RECUSAR para dar Chance ao aluno de postar novamente e MELHORAR, mas como vc postou em cima da hora, terás que ficar com esta nota mesmo!
Espero q numa próxima oportunidade possamos melhorar! Eu ainda Confio em VC!





SAMELLA ROBERTA - MEF 9A
Seu comentário foi aprovado com ressalvas:
Todos os Itens poderiam ser melhor desenvolvido! Existe material não só blog como na net pra pesquisar e aprimorar a discussão!
NOTA = 1,6

OBS: Dona Samella, pode deixar q foi corrigido com carinho. os erros de português existem mas, passaremos adiante!! rsrs!
bjs minha aluna exemplar!

Prof. Marcio Bezerra disse...

FIM DE POSTAGENS

OBS: MUITOS ALUNOS NA 8ª SÉRIE DEIXARAM DE POSTAR NUM TRABALHO FÁCIL DE FAZER!

TURMAS Q MAIS POSTARAM:
MEF 9B - MAIORIA
MEF 9A - MAIS DA METADE
TEF 9 - POUQUISSÍMAS!
NEM ¼ DA TURMA POSTOU!

falando sobre tudo disse...

Também estive procurando sobre este assunto, e encontrei um site muito bom com um conteúdo excelente. Com vídeo aulas grátis de como ganhar dinheiro online. www.webpodium.com.br