sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um Recado aos Professores – 15 de Outubro de 2011.

Existem certas aulas que não aprendemos na escola. Na verdade, muitas coisas na vida se aprendem fora dela. Mas, engana-se profundamente quem pensa dessa maneira. Não existe maior lição de vida e de conhecimento que aquela vivida e absorvida na escola.

Ser professor no Brasil requer um enorme esforço. Muitos vocacionados ao magistério sentem o peso que é abraçar a profissão e missão que é base para todas as outras. Não precisamos repetir sobre a falta de condições, da remuneração abaixo do necessário, das brechas e perda da autoridade que outrora tínhamos, da tripla missão que nos imputam: simultaneamente ser pai/mãe; psicólogo - terapeuta, e enfim professor.

Teríamos muito mais a elencar e filosofar sobre o tema. Porém, hoje não tecerei reclamações. Isso, nós fazemos todos os dias.

"Um professor influencia mais a personalidade dos alunos pelo que é do que pelo que sabe."
#livro Pais brilhantes, professores fascinantes

Nessas poucas linhas que escrevo, quero professar a admiração que tive nessa linda e tortuosa carreira que escolhi. Desde que adquiri noções básicas e consolidadas de “tentar pensar como gente grande” – começava a adolescência – era isso que eu queria fazer. Não me imagino fora da sala de aula. Lembro-me constantemente dos professores tão diferentes em seus estilos de vida, da maneira de ensinar, do seu palavreado, da forma que se postavam em relação às turmas, no carinho, no medo ou no pavor que sua figura gerava em cada um de nós, alunos aquela altura.

Essas lembranças que hoje guardo com carinho e bom humor de meus ex-professores é o que me fazem continuar firme. As tenho em mente, agora, enquanto professor. Sei que onde passamos, em cada turma, em cada sala de aula, deixamos marcas indeléveis, boas ou ruins, sábias ou ignorantes, geniais ou estúpidas, mas que estão lá registradas... ah, se estão.

E nesse dia, dia do professor, quero deixar como mensagem aos meus ex-professores, e também aos atuais, colegas e amigos de labuta diária em diversas salas de aula, aqueles com os quais muito aprendi por que muito me ensinaram, não só conteúdos de geografia, história, português, matemática... Mas, sobretudo, de enxergar como é bela e promissora a vida desde que bem vivida e pautada na dignidade e afinco aos estudos:
O MEU MUITO OBRIGADO, MESTRES!

Parabéns pelo seu dia, Professor(a)!
Márcio Bezerra da Silva. Prof. De Geografia.


 Ensinando e Aprendendo - Isso é ser professor!

Nenhum comentário: