sábado, 30 de junho de 2012

A Terceirização da Educação

Assista esse vídeo do comentarista do SBT - Santa catarina - Luis Carlos Prates


De fato, esse tipo de pesquisa vem de encontro ao que converso com dezenas de colegas e amigos meus do magistério. A educação nesse modelo odioso da pedagogia do amor mostrou-se fracassada.
É tenso admitir, mas é a pura Verdade!
Nessa visão tacanha e absurda confundem o papel da escola. Nosso papel, nossa função enquanto professores é instruir. Sempre Instruir. Oferecer Conhecimento. Aos alunos, que por ventura, apresentem comportamentos estranhos, inadequados, somente a estes, devemos analisar com mais cuidado...
Por que?
Para a escola fazer o papel do pai e da mãe? Para a escola resolver problemas estruturais familiares? Para a escola fazer o papel de psicologa da criança? Para a escola fazer o papel de ente civil e judicial da criança e do adolescente?
NÃO! Iguaizinhos Estes, apesar de colocados como PRINCIPAIS, NÃO o são! Nossa função primordial é instruir. Insisto nisso, pois essa odiosa pedagogia pós moderna é a mesma que já sepultou nosso sistema educacional e agora o faz um simples zumbi. Formamos mortos vivos do conhecimento. Refletidos no analfabetismo funcional gritante, onde para quase tudo que tentamos transmitir, construir com nossos alunos, eles só conseguem repetir o que foi dito. "Iguaizinhos" a um Zumbi... Ehhuahuhauahuhahaaaaaaaaaa
Estes atributos são a nefasta terceirização da educação dos filhos - que é obrigação dos pais, a transmissão de valores morais que tem que vir de casa, das palavras mágicas que abrem portas e oportunidades: Com Licença; Bom Dia, Obrigado, Por favor...  
Para finalizar o que o comentarista fala no vídeo, enquanto reproduzirmos este modelo que sepulta a instrução, o conhecimento, o fazer pensar que deveria ser a base da escola, e é jogada ao 2°, 3° plano e enfatizarmos o professor como pai, psicologo, terapeuta, Marcia Goldsmith do pobre, Os casos de família do subúrbio, estaremos presos nesse jogo. Pais cobrem dos seus filhos. nós professores a muito fazemos a nossa parte. mesmo com tudo contra. Falta a colaboração dos senhores e senhoras!
meditem nisso!


domingo, 24 de junho de 2012

Gastar ou Investir?


É num post curto que deixo uma pequena reflexão aos senhores pais.
Normalmente, confundimos e usamos como sinônimos gastar e investir. Exemplos, temos aos montes. O governo diz: "Vou gastar 10% do PIB em educação?". "Gastar não sei quantos bilhões em saneamento". "Os Hospitais precisam gastar x trilhões para ficarem realmente equipados...".
Áreas que futuramente representam um ganho enorme quando se gastam nelas, não podem ser consideradas como gasto. Isso chama-se INVESTIMENTO!
O mesmo se aplica aos senhores pais e mães de nossos alunos. Quantas vezes os senhores não torraram rios de dinheiro, empreenderam sacrifícios enormes para comprar aquele fichário da hellokit; o caderno do homem aranha, a mochila superfaturada do Ben 10; as canetinhas cheirosas da moranguinho, as folhas da Pukka, etc. E reclamam do valor de um Livro. Da mensalidade. De um passeio cultural que o colégio promove.



Essa imagem de um grande escritor brasileiro resume bem a distorção que temos. Pensem nisso pais dos meus/minhas alunos/as. Pensem com carinho.
Obrigado pela Atenção.

sábado, 23 de junho de 2012

Lista de Exercícios 6a Serie 2 BIM



01 Muito se discute sobre a ocupação primitiva do continente americano. Descreva a teoria cientifica mais aceita para explicar tal fato.
R: Que a aproximadamente 16 mil anos atrás, pela via de comunicação no extremo norte da América do Norte, estreito de Bering – os povos asiáticos começaram a povoar nosso continente.

02. Explique com suas palavras como viviam os índios antes da chegada dos colonizadores e como ficaram após essa chagada.
R: Eram organizados em tribos e aldeias, vida comunitária onde as funções eram divididas por sexo, com seus cultos a entidades naturais e uso local pouco impactante da natureza. Após a chegada dos colonizadores foram forçados a se adaptar a nova cultura do homem branco – o capitalismo, catequização e recrutado para trabalhos nas plantations.

03. Defina as seguintes expressões: “Cunhadismo” e etnia ou raça mameluca.
R: Mameluco – etnia brasileira resultante da mistura entre o branco europeu e os indígenas.
Cunhadismo - pratica indígena de aceitar casamentos com pessoas estrangeiras ou fora do núcleo social da tribo.

04. Destaque a as atividades econômicas adotadas pela coroa portuguesa na exploração de sua colônia brasileira no século XVI.
R: De 1500 até 1530 não ocorreu ocupação de fato – instalaram-se protetorados, portos no litoral para se extrair pau Brasil – madeira grossa e donde se tira um corante vermelho para se tingir tecidos. Depois de 1530, aí sim houve ocupação efetiva, com a divisão em capitanias e inicio das monoculturas voltadas a exportação da cana de açúcar.

09. A demarcação de terras indígenas foi garantida em constituição no ano de 1988. Aponte alguns motivos que justifiquem a necessidade de criar reservas legais para demarcar as áreas de ocupação das diferentes tribos indígenas atuais do Brasil.
Além da preservação do modo de vida, garantir a cultura da tribo, sua subsistência, evitar novas grilagens, etc.

05. Qual o nome da Instituição criada para responder e atender as questões e problemas dos indígenas em todo o território nacional?     R: FUNAI

07. Quando os portugueses ocuparam o Brasil a partir de 1500, eles não se fixaram de imediato no nosso território. Até por volta de 1530, à forma de exploração econômica que eles adotaram foi:
a) Instalar estaleiros no país para construir naus e caravelas para serem vendidas na Europa.
b) Começaram de fato a plantar cana de açúcar para exportar aos mercados europeus
c) Extrair uma árvore chamada de pau Brasil visando obter um corante vermelho para tingir roupas e madeira para lenha
d) Oferecer viagens de turismo a população de alto poder aquisitivo na Europa, cujo objetivo seria conhecer as belezas naturais do Brasil e seus belos e belas habitantes, os índios e índias.
e) Todas as afirmativas anteriores estão erradas

08. “A mão de obra ___________e ___________, usada pelos colonizadores portugueses para o cultivo de ________________ no Brasil era vantajoso pelo seguinte motivo: ____________________________”.
Marque a alternativa que completa as lacunas desse texto de forma coerente e correta.
a) Livre – Indígena – Laranja – as plantações rendiam muitos lucros aos senhores de engenho e garantia o bem estar do trabalhador.
b) Assalariada – Negra – Café – as plantações rendiam lucros aos senhores de engenho e garantiam a escravidão do trabalhador negro.
c) Escrava – Indígena – Cana de açúcar – o tráfico negreiro representava altos lucros para os integrantes do setor, os próprios colonizadores.
d) Escrava – Negra – Cana de açúcar – o tráfico negreiro representava altos lucros para os integrantes do setor, os próprios colonizadores.

10. Que condição geográfica interferia nos hábitos alimentares de portugueses, em Portugal e no Brasil?
a) O excesso de calor e de chuva
b) As condições climáticas diferentes
c) A falta de um bom azeite e vinho originais de Portugal
d) O excesso de Estupros e assassinatos praticados contra os índios, causando náuseas e depressão e reduzindo o apetite.
e) O frio excessivo que causa desconforto para se alimentar.

gabarito:
08. d
10, b


Lista de Exercícios da MEF e TEF 8 – 7ª Série


Lista de Exercícios da MEF e TEF 8 – 7ª Série

01 - Na América Central habitavam originalmente os povos pré-colombianos denominados:
a) Os Maias
b) Os Astecas
c) Os Incas
d) Os Petecas

02 - Nos altiplanos dos Andes (Peru, Bolívia e Chile) Habitavam os seguintes povos Pré-Colombianos:
a) Os Maias
b) Os Astecas
c) Os Incas
d) Os Petecas

03 - Viviam no Vale do México os seguintes Povos Pré-Colombianos:
a) Os Maias
b) Os Astecas
c) Os Incas
d) Os Petecas

04 - Qual a teoria mais aceita para explicar a ocupação Primitiva do continente Americano?
Que entre 25 e 16 mil anos atrás, pela via de comunicação no extremo norte da América do Norte, povos asiáticos começaram a povoar nosso continente. Aproximadamente aos 11 mil anos chegaram à America do sul.  

05 - Estabeleça a diferença entre colonização de exploração e de Povoamento:
Colonização de Exploração: Baseado na ocupação do território para a extração de riquezas, seja pelas monoculturas de exportação (cana, café, frutas...) seja pela retirada de metais preciosos (ouro, prata...)
Colonização de Povoamento: Ocupação do território para se reconstruir o modo de vida, objetivo é fundar uma nova pátria.

06 - As indústrias de alta tecnologia, como informática e eletrônica e comunicações se concentram em qual porção dos EUA?
a) Na Porção Sul
b) Na Porção leste - Nordeste
c) Na Porção Oeste
d) No Vale do México

07 - Descreva brevemente as características dos seguintes cinturões industriais:
a) Da porção Sul do EUA:
Nova região industrial, expansão por volta da década de 1950-1960, baseado no setor aeroespacial e petroquímico, pois estão próximas as jazidas de petróleo do golfo do México.
b) Da porção leste – Nordeste:
Região industrial mais antiga estadunidense, com os setores industriais mais arcaicos e de baixa tecnologia. Área decadente, mas que ainda apresenta relevância na economia do país.

08 - Diferencie a America Anglo-saxônica da America Latina:
Anglo-Sax: Representados pelas áreas de ocupação de povoamento, os EUA e o Canadá.
A. Latina: Representadas pelas áreas de ocupação de exploração. Abrange do México até a Terra do Fogo.

09 - Subdesenvolvimento pode ser associado à:
a) Alto nível de Renda e ótimos níveis de vida
b) Pobreza e Desigualdade social 
c) Riqueza e Desigualdade social

10 - A Urbanização da América Latina é muito intensa. Mais de 75% do Subcontinente sofrem problemas crônicos nas cidades. Cite-os.
Pobreza crônica, mendicância, subemprego, falta de moradia, poluição do ar, contaminação da água, falta de saneamento, etc.

11 – Os EUA expandiram seu território de que forma?
Anexando territórios por compra ou por guerras.

Gabaritos:
1 - a
2 - c 
3 - b

6 - c

9 - b

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vão Trabalhar Bando de Inúteis! Pela liberdade de Expressão

Sinceramente, no Brasil as coisas acontecem ao avesso. Parece que aqui vivemos numa polaridade invertida. O certo é errado e o errado é creto. Antes que me acusem de transtornado mental, acompanhe comigo:

Os deputados estaduais ou federais, vereadores e outros cargos políticos são eleitos, por nós, para representar nossos interesses, certo?

Eles, por serem nossos empregados, PAGOS com o suor de 5 MESES de trabalho que são devorados pelo monstro do imposto, devem sempre zelar e pensar na satisfação das vontades das maiorias, correto?

Nossos nobres representantes, enfim devem fazer, fiscalizar e executar leis e ações que beneficiem a sociedade e primem pela integridade, sobrevivência digna e uma vida próspera e digna aos trabalhadores, as famílias que totalizam quase 200 milhões de pessoas viventes aqui, no pátrio solo Brasil. Certo?

Bom, errado...
Temos uma representação política que nada faz para beneficiar os trabalhadores brasileiros. Nosso salário é medíocre. Educação, Saúde, Segurança, Moradia, Saneamento, Questão Ambiental.... Piadas. Quase nada funciona nessa bagaça. 
E para completar a festa, os políticos que já não trabalham tanto, só de terça de tarde a quinta de manhã, agora, aproveitando a imunidade parlamentar, que é absurdo diga-se de passagem, resolveram processar e impor mordaça nas vozes de pessoas que querem falar, denunciar. 

No momento temos a queda de braço da deputada Cidinha Campos - PDT - contra os vogueiros Ricardo Gama e Daniel Fraga. O Caso do Ricardo Gama é mais sério, pois ele sofreu atentado e escapou. Pode ser que num próximo... Bom, tomara que Não! 
Assista esse Vídeo. Recomendo!!




O vlogueiro Wendel Marinho apresenta de forma lúcida e bem direta a nossa importância para deter essa sensação de super poderes no Brasil.


No Brasil é tudo assim distorcido. Os políticos que não querem mais suas vidas devassadas pelas lentes da divulgação de suas tramóias apelaram pra ultimo recurso. mordaça. silenciar. Não podemos deixar passar batido. Mande um e-mail. perturbe o político q você elegeu cobrando uma posição firme do caso.
Exerça sua cidadania. Contamos com Você.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

GABARITOS: Para o 1° e 2° Ano Ensino Médio

Olá pessoal.
Disponibilizo aqui para download os gabaritos da folhinha que corrigiríamos em sala. Peço desculpas pela minha doença ter me destruído esta semana. Qualquer dúvida me procurem na escola que atenderei vocês!

1° ANO: Link
http://www.4shared.com/office/0Pmw3MAx/Folhinha_Exercicios__1_ANO_2_B.html?

2° ANO: Link
http://www.4shared.com/office/Ur3THHWb/Folhinha_Exercicios__2_ANO_2_B.html?


Repensando a Educação - Mudando Paradigmas

Esse pequeno post vem como sugestão de um aluno meu - Heron Felipe - Que me pediu para assistir este vídeo onde temos uma boa critica ao atual sistema educacional criado para uma outra época...


                    Confira:

Desde o meu tempo de faculdade que bato nesta tecla de mudança na estrutura do currículo, na mentalidade do sistema educacional, desse modelo falido para nós professores e vocês alunos! Pensamento divergente, a teoria é muito boa, falta vontade política de pensar como por em pratica! Legal! acho que todos na sociedade deveriam assistir para deixar sugestões de como por essa ideia em prática!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Discurso Falso da Sustentabilidade Rio 92; Rio +20


Nada mais irritante que ver a nossa cidade ganhar três dias de folga, de falta de produção e de resolução de problemas por esses encontros contraditórios embasados na sustentabilidade.

Pode parecer coisa de velho ranzinza, quase uma esquizofrenia. É estranho você, eu e mais bilhões de pessoas termos assistidos as discussões da conferencia realizados na Rio 92 e ver que quase nada foi feito ou praticado para se melhorar o meio ambiente.

A desculpa, o problema, o impasse residem sempre na mesma questão: "Quem vai pagar a conta do desenvolvimento sustentável?"

Na primeira versão do encontro, a vinte anos atrás, ela quisera ser jogada nas costas dos países centrais, os desenvolvidos do mote capitalista. Metas de redução para a poluição das águas, do ar, no desenvolvimento de fontes de energia mais limpas e renováveis. Ampliação do Mundo verde, isto é, da venda e difusão de filosofias e produtos ecológicos. Virou um Filão para se arranjar dinheiro.

No Encontro Atual Rio +20, discutem-se as mesmas coisas. Ah, esqueci de falar que pobreza, desigualdade social, educação foram invocados também. Tanto nesse encontro quanto no outro, o anterior, vemos o replay destas discussões.

A sustentabilidade me irrita pois, em sua intenção, é muito bonito, prazeroso, ESSENCIAL para a sobrevivência da biosfera e para a manutenção da sociedade humana e de sua forma de vida. Mas, tanto politicamente quanto economicamente, não passa de discurso vazio. Tentam vender a todos nós a preocupação com o ambiente planetário.

Falácia. Por várias razões: uma é que mesmo dispondo de outras fontes de energia limpas ou menos poluidoras, os investimentos nelas são pífios. Ainda são caras demais. 
Outra, existem implicações na produção de biocombustíveis que podem afetar bem mais o ambiente e a sociedade que se imagina. Além disso, temos o fato que o sistema capitalista por si só é insustentável. o modelo econômico que desejam a todos os viventes, de consumir, de "ter" para poder "ser", não é factível. Precisaríamos de mais planetas para garantir os recursos e os dejetos vindos dessa situação.
Ainda podemos citar que falta vontade política em fazer acontecer, em fiscalizar, em governar e elaborar políticas que atentem para o bem comum da população em geral, não de segmentos sociais curtos e abastados. Tanto no ambiental quanto no social. Para exemplificar é só nos atermos a questão do lixo, da moradia, dos deslizamentos e poluição dos rios, saneamento....

Enfim, o que me irrita de fato é ver reportagens e mais reportagens destacando mais uma vez a ineficácia deste tipo de encontro. Serve como panfletagem. Apenas isso. melhorar nossa vida social ou ambiental que é bom....

Esperem o Rio + 40...

terça-feira, 19 de junho de 2012

Brincando com o Nosso Dinheiro


Sempre fui rigorosamente contra a realização de copa do mundo e olimpíadas por entender que temos outra necessidades que poderiam ser atendidas com a grana destes eventos caça - niqueis e promotoras de egos de políticos e da classe abastada!! 


Concordo integralmente com as afirmações feitas pelo jornalista do SBT Catarinense - Luiz Carlos Prates!! Assista o vídeo, vale a pena! compartilhem se quiser!!




segunda-feira, 18 de junho de 2012

2° Cafe Geográfico Literário - Comentários


Ainda Não Decidi Notas com a Adilaine Emanuelle Santos, mais prof.a Conceição.
Mas...
Gostaria de Deixar aqui registrado que nós três - os organizadores do projeto somados ao prof. Bruno e Janaína e a nossa coordenadora Suzana; (OBS: Na verdade, a Didi é a líder, Conceição e Eu só ajudamos a bagaça a fluir rsrsrsrs);

Ficamos Satisfeitos com a Maior Parte dos Trabalhos Apresentados.
Em Muitos grupos q avaliamos, ficamos surpresos POSITIVAMENTE! Esperávamos trabalhos abaixo do q foi feito. E Na minha ótica é motivo de orgulho pra Vocês!

Parabéns pelo sucesso do Evento que vocês proporcionaram!
As Notas deverão ter alguns descontos por detalhes, mas repito, EM MAIORIA, foram muito legais! Bons de ver, assistir, cantar, dançar, declamar e explicar!!

Sucesso e Força Sempre pra vocês.
prof. Marcio Bezerra Silva - Geografia.

domingo, 10 de junho de 2012

Olá pessoal!
Estamos na semana do projeto: 2° Cafe Geográfico - Literário - 2012
A ideia é promover uma manhã de estudos geográficos do RJ e da Bahia somados as declamações e encenações literárias. Destacando este ano o centenário de Jorge Amado. Tudo isso confraternizando num bom café da manhã típico destes estados.
Na sexta feira, 15 de junho contamos com vocês!