sábado, 5 de novembro de 2011

HomeSchooling - Escola em Casa ou Escola na Escola?

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/no-brasil-convictos-da-ensino-domiciliar-travam-guerra-judicial/n1597354512421.html#comentarios


Nao vou aqui me aprofundar no tema, homeschooling (escola em casa, educação em casa) - até porque merece um post apenas sobre este tema, que é deveras "gostoso", do ponto de vista da polêmica e do debate.

Apesar de não ser pai, eu compreendo o dilema e a preocupação deles em adotar o "homeschooling". Entretanto, creio que é preciso tomar cuidado com extremos na vida. A escola no modelo que está no Brasil, com professores desestimulados, mal pagos, com estrutura caótica, com turmas inchadas, com a cultura tipicamente brasileira do jeitinho, do aprender não vale nada, do que o que importa é o papel (diploma) e não o conhecimento para ser um cidadão pleno, etc. é argumento fortíssimo pra essa prática. 

Porém, vivemos em sociedade. Usamos vários vários serviços nela inseridos todos os dias. Depois da Família, a escola é a nossa segunda residência, nossa segunda forma de conhecer e reconhecer o processo de socialização, mesmo que esteja com problemas.
O importante aqui é reinterar que se os pais não participam ativamente da vida escolar dos seus filhos, na frequencia as aulas, nas lições diárias em sala de aula e para casa, nos trabalhos individuais e de grupo e em todos os eventos propostos pela escola, como "cobrar" do seu filho sucesso e rendimento, se os pais não cobram responsabilidade? 

Sou professor, e vejo realmente muita coisa errada na escola. 
Mas, eu acredito piamente que é através da detecção dos erros que podemos usá-los para reforçar o que é correto. Os alunos, nossos jovens precisam SIM aprender a ter responsabilidades desde cedo; precisam SIM aprender a administrar situações; precisam SIM de vigilância dos pais e dos professores para alcançar seus objetivos. Isso faz parte e é base de uma educação saudável. Não é raro, às vezes, que muitos pais queiram evitar determinadas situações ou ambientes que acontecem nas escolas - chamados de desvios, destruição da ordem e moral, da família, bullying, homofobia, etc., mas que também SÃO REALIDADES frias e cruéis da nossa sociedade fora da escola. Julgo eu, que é preciso deixar as crianças e adolescentes presenciarem isso - É CLARO, ANTES QUE ALGUÉM INTERPRETE MAL: COMBATER E PUNIR E EDUCAR E CONSCIENTIZAR SEMPRE NOS CASOS ACIMA CITADOS  - com a supervisão dos pais TUDO ISSO que consideramos ERRADO para aprenderem a fazer as escolhas certas.

Para saber separar o joio do trigo é preciso conhecer bem o que é joio e o que é trigo. A escola pode trazer coisas ruins para dentro de casa. SIM. Pode trazer coisas boas para as nossas casas? SIM. Nossos adolescentes e crianças também podem levar coisas boas para dentro da escola? SIM. 
É por isso que por mais problemas que existam e que podem ser solucionados - a chamada corrente do bem - é nessa base que eu ainda acredito e que gostaria que mais professores e principalmente, PAIS acreditassem e se lutassem todos os dias!

Nenhum comentário: