sábado, 24 de julho de 2010

NEM 3a - Por Que o Diploma é uma Bobagem?!? Por Gilberto Dimenstein

O universitário brasileiro não gosta de ler jornais e livros, rejeita as atividades extraclasse da escola e estuda pouco — menos de cinco horas por semana.

Apenas 28% dos futuros médicos, por exemplo, lêem um único livro não escolar durante o ano; os demais nem isso. Só 40% dos estudantes de direito, administração e economia consultam diariamente o jornal. A média para todos os cursos é de 23%.

O conhecimento é construído no dia a dia e na capacidade que cada um de nós tem em entender, pesquisar e solucionar os problemas que enfrentamos diariamente, seja no trabalho ou na escola.

Coletados pelo Ministério da Educação com os alunos que fizeram o provão, esses dados sobre os hábitos culturais são tão ou mais importantes do que as notas dos cursos, divulgadas na semana passada. Esse buraco cultural é devastador.

É quase impossível alguém progredir, de fato, profissionalmente se não tiver o hábito de leitura constante de jornais, livros e revistas. Meios eletrônicos como a TV, por melhor que sejam os programas, não permitem o aprofundamento da informação. A construção do conhecimento exige a palavra impressa.

Falamos aqui da suposta elite cultural da nação, a minoria que, depois de todos os obstáculos, conseguiu concluir a faculdade. A pesquisa confia na palavra dos entrevistados. Uma investigação mais rigorosa encontraria números piores. Já foram feitos testes com adolescentes que se diziam leitores. Os pesquisadores pediram-lhes que encontrassem uma determinada notícia de economia. Constatou-se que muitos não tinham o hábito de folhear; ler significava, para eles, dar uma passada de olhos.

Se considerarmos o tipo de assunto que interessa ao leitor habitual do jornal ou a qualidade do livro, vamos ver que o desastre é mais profundo. Por melhor que seja a faculdade, o diploma se torna uma bobagem se o aluno pára de estudar e deixa de fazer pesquisa por conta própria.

O prazer da pesquisa é onde se estabelece a diferença entre quem quebra a cara e quem prospera.

FOLHA DE S. PAULO. Cotidiano, SP.

19 comentários:

Unknown disse...

Olá meus estimados alunos e alunas do 3ºAno - NEM 3a!

Este post é para explicações de dúvidas de como postar pra quem não está acostumado!!

1 - Você verá essa janela depois de clicar no comentário.

2 - Se você tiver uma conta no google poderá usar esse nome, desde que ele lhe identifique, MAS não impede que você coloque número e Turma, pois, não sou adivinho meus amados e amadas!

3 - O mais prático é você clicar no 3º item da Identidade - Nome/URL
já resolve de uma vez só seu nome, turma e Nº!!

4 - Depois q vc postar a resposta, seu comentário não aparecerá, pois cada resposta é MODERADA, isto é, só aparece se eu ler e aprovar.
Por isso, tenha paciência, e volte ao blog no outro dia pra ver se o seu comentário PASSOU!!

5 - BOA ATIVIDADE para vocês e que isto sirva como alguma forma de aprendizado ou informação para cada um de vocês!
Abraços pro meninos e bjs nas meninas!
Sucesso e Força Sempre Pra Vcs!

TAYANA disse...

TAYANA CRISTINA VALENÇA GUEDES
NUMERO:25
3º Ano Ensino Médio NOTURNO - NEM 3

O prazer da pesquisa é onde se estabelece a diferença entre quem quebra a cara e quem prospera'.
Leve em conta q apesar do texto retratar os universitários, a sua Realidade de Ensino médio é diferente? Por que?


Significa que quem estuda rpospera e quem não estuda regride isso é bem obvio quem procurra saber e se interessa lógico que fica mais fácil de vocÊ prosperas agora quem não quer nada com nada não procura não estuda e nem pensa em fazer algo parecido não vai ao lugar nenhum por isso que indice de reprovação tá tão alto por que as crianças o adolecente os jovens e até mesmo os aultos perderão o prezer de APRENDER acho até que essa palavra deve machucar (rsrs)
mais enfim e nem opovo esta preocupado com isso logico que há excessões há muita gente interessada esses Proserão e não é só na universidades, creio eu que no ensino fundamental e medio a situação é pior ele já não querem mais saber de nada só brincadeira e mais nada não procuram saber, não procuram em fazer provar seo o melhor ficar na media para eles bastam isso ta errado temos que mudar na educação, estimular e ensinar aos nosso jovens adolecentes a serem mais esforçados mais atenciosos em sua educação pois a educação abre portas para o fututo afinals jovens e adolecentes são o futuro do nosso País.

Unknown disse...

TAYANA CRISTINA - NEM3a
seu comentário foi aprovado sem ressalva nenhuma. Muito bem feita a sua análise!
NOTA = 1,0

TAYANA disse...

só tinha uns erros de Portugês srsr orbigada pela nota

RAYSSA disse...

RAYSSA THAYNÁ BENTA DE OLIVEIRA SOARES
Nº 20 TURMA: NEM3A

Educação e cultura são coisas que sempre estiveram ligadas e que quanto mais você estuda, de fato você cresce mais na vida, pois até pra quem tem estudo é difícil arrumar um emprego, para quem não tem é bem pior. Tirando por mim, a leitura não é constante no meu dia a dia, mas em questão ao meu rendimento na escola percebo que na matéria de literatura, por exemplo, fica um pouco complicada a interpretação de texto, e sei que isso acontece em qualquer época da trajetória escolar, tanto no ensino médio como numa faculdade. Sendo que na faculdade de ser bem mais exigido do que na escola. Como o texto frisou bastante o hábito da leitura, em minha opinião faz falta sim. Com a leitura o aluno se desenvolve melhor, tanto na escola como no trabalho ou no dia a dia. Mas como tudo é questão de hábito isso deveria ser mais imposto na sociedade, com certeza. E a escola devia passar livros mais atuais para os alunos, desde a iniciação da leitura. Assim, teríamos mais prazer em ler.

Unknown disse...

RAYSSA T. BENTA - NEM3a
Seu comentário foi aprovado sem nenhuma ressalva. Muito lucida, coerente e "sincera por sinal", sua análise.
Nada a corrigir ou retocar.
NOTA = 1,0

NATALIA disse...

O DIPLOMA PASSA A TER SEU VALOR A PARTIR DO VALOR QUE O PRÓPRIO ALUNO DÁ PARA ELE.
PRIMEIRAMENTE NÓS TEMOS QUE VALORIZAR NOSSA CAPACIDADE DE ESTUDAR E OBTER CONHECIMENTOS, ASSIM TEREMOS UM DIPLOMA DE PESO E MERECIDO.
CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS, TUDO MUDA E A CADA DIA HÁ UMA COISA NOVA PARA APRENDERMOS, PARA SEMPRE TERMOS UMA CAPACIDADE DE REALIZAR UM PROÓSITO COM GRANDE êXITO.
O DIPLOMA É MUITO IMPORTANTE SIM, É UMA MARCA ALMEJADA PARA SER CONQUISTADA, PARA QUE SIRVA COMO PROVA DE UM ESFORÇO E UM INÍCIO DE UM OBJETIVO.

NATALIA P. NEM3A Nº17

Unknown disse...

NATALIA P. - NEM3a
seu comentário foi aprovado sem ressalva nenhuma. Esta bem referendada a sua análise!
NOTA = 1,0

RAYSSA disse...

valeo Marcio (: , eu sempre escrevo demais! rs

Anônimo disse...

Se você não buscar conhecimento, o diploma acaba se tornando apenas um pedaço de papel, não devemos nos limitar ao o que é ensinado em sala de aula.
É preciso buscar informação conhecimento, ler livros, jornais.
Ler antes de mais nada instiga nossa mente, enriquece nosso vocabulário, tornando-o amplo e diversificado. Nos faz descobrir e identificar o sentido das coisas que nos cercam.
É necessario que tanto em casa quanto nas escolas a leitura seja incentivada, pois ler é uma questão de hábito.


Aluna: RENATA ALEXANDRA N°21
Turma: NEM 3° ANO NOITE
CINCO DE JULHO

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

RENATA ALEXANDRA - NEM3a
seu comentário foi aprovado sem ressalva nenhuma. Muito bem feita a sua análise!
NOTA = 1,0

renata disse...

Obrigada*.*

Jorge Bruno, N.º 10 disse...

Bom, o que acontece é que os alunos só querem concluir o curso... nao se importando se é com a nota mais alta ou a mais baixa, axando que só porque esta com o diploma é sinonimo de emprego garantido e na verdade nem se lembra mais do que estudou, a escola/faculdade só nos da uma visao geral sobre os assuntos quem tem que buscar o conhecimento para se aprofundar sao os alunos, isso que fara o diferencial no mercado de trabalho, caso voce nao procure por conhecimento por fora voce apenas sera mais um em meio a multidao. Quem sempre esta aprendendo se destaca e nao tem como ficar desempregado. xD

Unknown disse...

JORGE BRUNO - NEM3a
seu comentário foi aprovado sem ressalva nenhuma.
Esta bem referendada a sua análise!
NOTA = 1,0

Anônimo disse...

Boa Tarde !
Alunos : Lucas Gomes de Freitas Lessa n° 15

Nois estudades, muitos temos o abito de estudar pra passar de serie , sendo assim não estudamos pra aprender , mais ,pra obter boas notas.
" É quase impossível alguém progredir, de fato, profissionalmente se não tiver o hábito de leitura constante de jornais, livros e revistas..."

Muitos acham q leitura não vai levar a nada ,que que é so liga a televisaõ e os telejornais da tudo explicado, puro engano.
A coleta de informações passada pelos jornais a leituras de revistas, de fato dão informações que muitas vezes sao obitidas nos telejornais.
alguns estudantes acham que a leitura a algo cansativo e nem tentam se quer domina-la pois o casaço esta na dificuldade que você cola sobre aquilo.

prof, entendi a materia mais ñ consegui me expressar direito ..
vlw
garnde abrç
fui q fui...

Anônimo disse...

DAIANE Nº04
O diploma Passa na ser uma bobagem quando o aluno passa por passar, nao aprende o certo mas sim grava as coisa, mas o diploma passa tem um certo valor quando o aluno passa sabedoria, assim com isso conseguir um bom emprego "ganhado pela sabedoria e nao pelo valor que o diploma pode oferecer".

Johan Dias disse...

Aluno: JOHAN DIAS FERREIRA
Turma: 3º - Noite
Chamada: 09

Porque o que vale é o conhecimento. De nada adianta uma excelente faculdade, bons professores, diploma na mão, se não há a pratica do conhecimento, ou seja, a busca constante da leitura, estar sempre pesquisando e se atualizando. O diploma é apenas um detalhe, parte da carreira. Aquele que pretende vencer precisa ter interesse e dedicação, muito mais que só na sala de aula.A verdadeira realidade do ensino médio infelizmente e aquela em que o saber não é tão importante. Hoje em dia considera-se mais o “decorar para passar na prova” do que realmente aprender, acreditando que tais conhecimentos não serão necessários para um profissional de sucesso.

Unknown disse...

LUCAS - NEM3a
seu comentário foi aprovado sem ressalva nenhuma.
Esta bem referendada a sua análise!
NOTA = 1,0


DAIANE - NEM3a
seu comentário foi aprovado sem ressalva nenhuma, apesar de ele estar extremamente curto!
NOTA = 1,0

JOHAN - NEM3a
seu comentário foi aprovado sem ressalva nenhuma.
Esta bem referendada a sua análise!
NOTA = 1,0